USP e Ipen lançam Hub de Ciências da Vida

Paula Lima, diretora-presidente do Cietec, no lançamento do Hub de Ciências da Vida

O estado de São Paulo ganhará um ambiente de referência internacional para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas e radicais em uma área estratégica para o futuro sustentável do Brasil: o Hub de Ciências da Vida. O diferencial do projeto é a conexão entre Institutos públicos de Ciência, Tecnologia (ICTs) do Estado de São Paulo, startups e indústrias com o propósito de solucionar grandes desafios da sociedade e do mercado, por meio do suporte às empresas iniciantes intensivas em tecnologias — as chamadas deeptechs. O Hub ocupará 20 mil m² no Campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), onde novas tecnologias serão desenvolvidas e testadas a partir de janeiro de 2023.

“A inovação e o desenvolvimento sustentável são dois princípios basilares de nossa atuação à frente da Reitoria nos próximos quatro anos. A USP, como ambiente de ensino e pesquisa, tem como um de seus desafios apresentar soluções para os problemas sociais brasileiros e, nesse sentido, a colaboração com todos os setores da sociedade são primordiais. Um exemplo disso é esta parceria que estamos estabelecendo para a criação do Hub de Ciências da Vida”, observa Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP.

Paula Lima, diretora-presidente do Cietec, destaca que o objetivo é entregar para a sociedade soluções inovadoras que estimulem o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. “Uma das lições que aprendemos na pandemia foi que investir em Ciência salva vidas. A Covid-19 evidenciou a dependência brasileira de insumos medicamentos e equipamentos de saúde. Mesmo empresas que já possuíam tecnologia para produzir ventilador pulmonar não conseguiram suprir nossa demanda interna. Sem a expertise delas e de ICTs como o Instituto Butantan, que produziu a Coronavac, teríamos perdido muito mais vidas. A partir desse aprendizado, articulamos uma aliança estratégica para criação e operacionalização do Hub de Ciências da Vida”, explica.

Aceleração de novas tecnologias

A meta é que o Hub se torne a base para testes de novas tecnologias em Saúde por meio do fomento ao empreendedorismo e das deeptechs.​ Nesse sentido, um dos diferenciais para as empresas envolvidas no projeto é a integração e acesso a 12 unidades Embrapii, Centros de Engenharia (CPEs), de Pesquisas Aplicadas (CPAs) e de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) espalhados pelo campus da USP.

O acesso a laboratórios multiusuários presentes no campus universitário e em diversos parceiros com diferentes tipos de infraestrutura e equipamentos é outro fator que permite o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações do início ao fim. Em outra frente de atuação, planeja-se, juntamente com entidades reguladoras, agilizar o processo para validar soluções que precisem de autorizações para produções pilotos.

Hoje 45% das startups da Incubadora USP/IPEN, gerida pelo Cietec, são das áreas de Ciências da Vida e Saúde, o que evidencia a expertise e sinergia para desenvolver novas soluções nesta área.

“Grandes empresas nasceram de iniciativas de profissionais oriundos das comunidades USP e IPEN, entre outras renomadas, em nossa incubadora de base tecnológica. Ao longo de 25 anos, conseguimos construir um ambiente muito propício ao surgimento de soluções inovadoras. Ao criar o Hub Ciências da Vida, pensamos em oferecer um novo espaço, onde diversos atores possam colaborar juntos para fortalecer o ecossistema de inovação”, avalia Wilson Calvo, superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Entre institutos e empresas envolvidos na criação do Hub estão Instituto Butantan, Inova HC, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Merck e L´Oreal, entre outros. A iniciativa também conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

O Hub de Ciências da Vida foi lançado nesta quarta-feira (3), em evento realizado na USP.

Hub Ciências da Vida de São Paulo

Conheça os atores que formam a Aliança Estratégica:

  1. USP
  2. Cietec
  3. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)
  4. Instituto Butantan
  5. Instituto Adolfo Lutz
  6. Instituto Emilio Ribas
  7. L’Oréal
  8. Merck Life Sciences
  9. FAPESP
  10. Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
  11. Porto Digital
  12. Unifesp
  13. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
  14. Hospital Universitário da USP (HU)
  15. Inova HC (HCFMUSP)
  16. Sebrae SP
  17. HackMed
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.