O Hospital São Luiz Campinas (SP), da Rede D’Or, deu início ao projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA), com a visita de quatro cachorrinhos em diversas áreas do hospital.
A ação, em parceria com a associação Medicão, contou com a participação dos pets Manchu e Show (da raça Crista Chinês), Chloe (Spitz Alemão) e Kenay (Terra Nova).
“Trata-se de um projeto social e de humanização, que visa efeitos terapêuticos por meio da interação com os bichinhos, que são devidamente vacinados e liberados para esse tipo de ação dentro de uma unidade hospitalar”, explica Ana Laura Godoy, Gerente de Operações do São Luiz Campinas.
Durante algumas horas, eles visitaram pacientes, acompanhantes e colaboradores das unidades de internação adulto e infantil, e no Centro Médico de Especialidades (CEMED).
“Foi uma experiência muito boa, trouxe uma alegria enorme, uma satisfação e uma sensação de companheirismo, de segurança”, conta Andreia Mie Yashida, que acompanha o marido na UTI há cerca de 15 dias. “Pode trazer os cachorrinhos todos os dias, que eu amei”, complementa animada.
Raquel Alves, coordenadora do serviço de Psicologia Hospitalar da unidade destaca que é percebido em pacientes de longa internação os benefícios psicológicos ao receberem a visita de animais de estimação no contexto hospitalar.
“É um momento em que a pessoa se encontra fragilizada e vulnerável emocionalmente, necessitando de um acolhimento humanizado, cuidadoso, ético e respeitoso, justamente o que buscamos com esse projeto terapêutico”, explica a profissional.
Inaugurado no mês de maio, o Hospital São Luiz Campinas está localizado na Avenida Andrade Neves, região central da cidade. Com investimento de R$350 milhões, contará com um total de 325 leitos distribuídos em 47 mil metros quadrados de área construída, sendo o maior hospital privado do interior paulista.
Todos os serviços estão em funcionamento e a unidade já possui parceria firmada com diversas operadoras de saúde. O Telefone de contato para atendimento de clientes e pacientes é o (19) 3014-3000.