Em emergências cada minuto é vital e ações rápidas podem salvar vidas. Uma situação de emergência é sempre um momento delicado, tanto para os pacientes, como para as equipes de profissionais da saúde envolvidas. Considerado um dos setores mais movimentados dentro das unidades de saúde, com plantões de 24 horas, a sala de emergência precisa estar continuamente estruturada para a realização de procedimentos que vão, desde os mais simples, até os mais complexos.
Quando uma vida corre perigo não há espaço para erros. O ritmo acelerado e o alto fluxo de pacientes exigem dos profissionais da saúde rápida adaptação para saber quais condutas devem ser tomadas. As equipes envolvidas no atendimento em salas de Emergência devem estar preparadas para realizar desde a aplicação de medicamentos e curativos, até atendimento a politraumas, acidentados graves, paradas cardíacas e procedimentos cirúrgicos em geral.
Para tratar emergências hospitalares de forma ágil e eficaz, os estabelecimentos de saúde precisam estar preparados, com todos os equipamentos médico-hospitalares necessários em perfeito funcionamento e com equipes treinadas apropriadamente. Dessa forma, é possível agilizar o atendimento e otimizar o tempo, garantindo também a segurança do paciente.
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinam que todo estabelecimento de saúde precisa cumprir requisitos mínimos para ter a autorização para o funcionamento de emergências. A regulamentação exige organização, infraestrutura física e outros requisitos, compatíveis com as atividades realizadas, permitindo o fluxo de suas operações.
Checklist da emergência
O checklist da sala de emergência é uma forma de garantir o bom andamento do trabalho, evita que faltem itens e, consequentemente, melhora as chances de um atendimento eficaz.
O atendimento emergencial é bastante amplo, a Portaria do Ministério da Saúde nº 393/2020 estabelece condições mínimas de funcionamento a partir das especificidades físicas do local.
Em relação à infraestrutura, a sala deve conter lavatórios com sabão líquido e toalhas de papel, piso revestido com material liso, antiderrapante e impermeável, resistente aos produtos para limpeza e desinfecção. No local, algumas destas rotinas devem estar à disposição de toda a equipe, como itens de cuidados ao paciente, limpeza com desinfecção e esterilização dos artigos e superfícies, manuais de equipamentos, registro diário dos atendimentos e intercorrências, e também a escala de serviço.
Além disso, é extremamente importante ter uma atenção especial sobre a escolha dos aparelhos, uma vez que cada item requerido no atendimento emergencial desempenha um papel fundamental. Confira abaixo os equipamentos médico-hospitalares considerados essenciais para atendimentos de emergência:
- Estetoscópio
- Oxímetro de pulso
- Esfigmomanômetro
- Bomba de infusão
- Carrinho de emergência
- Eletrocardiógrafo
- Desfibrilador
- Monitor cardíaco
- Ventilador pulmonar
Estes equipamentos nem sempre são utilizados por completo em todos os atendimentos, trata-se apenas de uma lista que prevê aparelhos que podem necessários em diversas situações emergenciais. Ainda, deve-se incluir instrumentos de aferição de glicose, cilindro de oxigênio, bandejas de sutura, material para traqueostomia e cirurgia de pequeno porte, entre outros.
Como escolher e garantir a qualidade dos equipamentos de emergência?
Uma gestão bem-sucedida está diretamente relacionada à capacidade de organizar com eficiência, equilibrando orçamento e qualidade. Neste sentido, a qualidade dos equipamentos médico-hospitalares, por sua vez, está diretamente ligada à qualidade da unidade de saúde.
Sendo assim, utilizar equipamentos com tecnologia de ponta favorece tanto os profissionais de saúde, quantos os pacientes e, consequentemente, a instituição como um todo. É preciso escolher com cuidado, não apenas por causa das normas vigentes, mas também pela sua relevância em gerar resultados assertivos, salvando vidas.
Outro fator importante é manter todos os equipamentos em bom estado de conservação e funcionamento, com manutenção em dia para evitar riscos, bem como treinar as equipes para verificar todos os itens antes do uso para garantir a segurança de todos
A compra de equipamentos exige um alto investimento, e é por isso que, nessa hora, contar com bons fornecedores é fundamental. Uma empresa de locação de equipamentos pode oferecer as melhores marcas do mercado, disponibilizando aparelhos novos e com alta tecnologia para colaborar com o dia a dia da emergência, deixando a rotina mais eficiente.
A locação pode ser a solução ideal!
A Clean Medical atua em todo o território nacional com mais de quatro mil equipamentos locados, todos devidamente revisados e com certificados de calibração. Com experiência e credibilidade no mercado ao fornecer equipamentos médico-hospitalares, a empresa possui sede e frota própria, conta com uma equipe técnica altamente qualificada para instalação, manutenção e treinamento, e um time comercial capaz de sanar todas as dúvidas e auxiliar nas melhores escolhas para as unidades de saúde.
Ciente da importância de oferecer aparelhos de qualidade, com tecnologia de ponta e poucos riscos de falhas – o que seria capaz de comprometer a vida do paciente e atrapalhar toda a rotina hospitalar, a Clean Medical acompanha de perto as tendências do setor e trabalha com grandes marcas.
A locação permite a montagem de uma sala de emergência completa em curto prazo, uma vez que elimina o processo burocrático de cotações com vários fornecedores e ter grande parte dos equipamentos à pronta-entrega. Este serviço ainda contempla a instalação, manutenção periódica e treinamento sem custo adicional, pois, mesmo os equipamentos mais modernos que têm uma interface intuitiva, o que exige menos tempo de treinamento, é essencial que os colaboradores saibam manuseá-los corretamente a fim de garantir que os procedimentos sejam realizados com segurança e eficiência.
É importante lembrar que um equipamento com defeito pode fazer um setor ficar inoperante até que a sua manutenção seja realizada, o que representa prejuízos, além de grandes transtornos. Na locação, mesmo com o equipamento passando por testes rigorosos de controle de qualidade, ao longo do tempo, devido ao tempo de uso, estes podem apresentar falhas. Desse modo, a locadora envia um técnico até a unidade de saúde ou, dependendo do caso, realiza a substituição do equipamento por um modelo igual ou similar.
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