Automatizar processos por meio da telemedicina, reduzindo assim o tempo-resposta dos veículos de resgate desde a saída da base até a chegada à vítima. É com esse objetivo que a W3.Care, logi-healthtech pioneira e referência no desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial para atendimento de urgência e emergência, se uniu à Bem Emergências Médicas, para implementação do TeleCare® APH, solução para aprimorar a digitalização das ambulâncias e veículos de resgate.
Implementado desde março de 2021, o TeleCare® APH é uma tecnologia própria desenvolvida em nuvem, que permite que todos os envolvidos na cadeia de atendimento – desde motoristas até a equipe médica – participem do atendimento pré-hospitalar em tempo real, além de impactar diretamente na redução do tempo de assistência, oferecer o melhor suporte aos pacientes e diminuir em até 20% os custos relacionados à operação.
Com a implementação dessa tecnologia, hoje, quando o paciente entra em contato por qualquer canal para fazer a solicitação de um veículo de resgate, o próprio sistema da Bem empenha a missão para a ambulância de acordo com as características de cada veículo e equipe. Com isso, se reduz em 20 até vezes o tempo de saída da base e o tempo de chegada da ambulância até o paciente solicitado.
De acordo com Jamil Cade, CEO da W3.Care, no caso das unidades móveis (ambulâncias), a solução utiliza sistemas em tablets e celulares que permitem que o motorista receba as informações de origem e destino do paciente de forma automática com o georreferenciamento. Já as equipes médicas e enfermagem das ambulâncias usam plataformas dedicadas à coleta e recepção de dados clínicos baseados em diretrizes do atendimento pré-hospitalar.
“Os dados imputados aparecem em tempo real para a equipe de regulação, que acompanha o deslocamento e a logística das ambulâncias, com todas as informações de métricas que permitirão uma maior eficiência no tempo-resposta e no deslocamento das ambulâncias de acordo com a necessidade das vítimas. No caso da regulação médica da Bem Emergências Médicas, as informações permitem que a qualquer momento, de modo bidirecional, seja possível realizar uma tele interconsulta entre os tripulantes das ambulâncias e a equipe médica da base, melhorando os resultados, tanto em relação aos desfechos dos atendimentos, como à entrega dos pacientes aos hospitais de destino por meio da comunicação digital. Isso é muito importante porque quando falamos em saúde, cada minuto faz a diferença”, complementa.
Com a implementação dessa tecnologia, a W3.Care se torna a primeira logi-healthtech do Brasil a oferecer soluções que possibilitam a digitalização completa do atendimento pré-hospitalar. Com isso, houve uma melhora de 30 a 40% a performance de todo o sistema da Bem, levando uma maior velocidade no atendimento. A princípio, a tecnologia está disponível na cidade de São Paulo, mas já existe a expectativa de expansão para todo o Estado de São Paulo, nas áreas de atuação da Bem. As empresas pensam ainda em, futuramente, levar a digitalização dos veículos de resgate para toda a América Latina.
“Fazemos mais de 50 mil atendimentos por ano e nosso objetivo é cuidar das pessoas da melhor forma possível, levando atendimento especializado, ágil e resolutivo atrelado à tecnologia. Essa união agrega ainda mais agilidade e inteligência aos nossos serviços, o que nos proporciona obter os melhores resultados nos atendimentos pré-hospitalares”, afirma Victor Mucciolo, Diretor Executivo da Bem Emergências Médicas.