Wolters Kluwer lança solução que ajuda a reduzir a variabilidade no atendimento clínico

A Wolters Kluwer Health, especialista em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, está lançando uma nova solução. O UpToDate Advanced foi desenvolvido para responder ao desafio de criar, manter e garantir a adoção de padrões para o tratamento de doenças de maior variabilidade, ajudando os profissionais da saúde a entregarem cuidados consistentes, de alta qualidade e efetivos, além de trazer maior segurança para o paciente. A solução não só simplifica o processo de atendimento, como ajuda os médicos a estabelecerem um fluxo de tomada de decisão mais interativo e chegarem a decisões mais assertivas sobre os seus pacientes, inclusive do ponto de vista de diagnósticos laboratoriais.

A variabilidade no cuidado está claramente associada à ausência de padrão nos protocolos clínicos e vem sendo discutida e analisada desde o início dos anos 1970, quando as diferenças entre o atendimento prestado aos pacientes, dependendo da geografia, começaram a ser percebidas. Estimativas apontam que a variabilidade do atendimento corresponde entre 14% e 16% do gasto total em saúde nos Estados Unidos. Além de onerar os recursos e ocasionar uma série de desperdícios, é também uma das principais causas de erros médicos evitáveis.

“Esta é uma problemática bastante difundida e custa caro, o que compromete a qualidade do cuidado prestado ao paciente. Ao diminuir a variação nos cuidados, as organizações de saúde têm a oportunidade de melhorar os resultados a custos mais baixos”, afirma Peter Bonis, CMO (Chief Medical Officer) de Efetividade Clínica na Wolters Kluwer. “Com o UpToDate Advanced, os médicos passam a contar com recursos adicionais que ajudam a reduzir a indesejada variabilidade de atendimento e com um fluxo de trabalho centrado nas necessidades do paciente”, complementa.

Interatividade e medicina baseada em evidências

O  UpToDate Advanced, que alia informações baseadas em evidências, com experiência clínica e especificidades de cada paciente, ajuda a reduzir a variabilidade no cuidado e a melhorar os resultados, tendo o paciente como foco. Suas funcionalidades UpToDate® Pathways e Lab Interpretation™ podem ser utilizadas pelos profissionais da saúde para dar suporte às suas decisões clínicas, em diferentes momentos do cuidado, desde a triagem, exames de diagnósticos, tratamento e até internação.

O UpToDate Pathways trata-se de um guia interativo que permite inserir informações sobre o paciente (como idade, sintomas, exames já realizados e resultados) e que, com base em algoritmos dinâmicos, traça o melhor caminho a ser seguido no diagnóstico e tratamento. A ferramenta e seus algoritmos baseiam-se em condições médicas comuns e que possuem variabilidade constante, mas que podem ser evitadas com o apoio da tomada de decisão clínica baseada em evidências. Essas condições médicas estão ligadas a medidas nacionais e internacionais de qualidade e aos tópicos mais pesquisados ​​do UpToDate, entre os mais de meio bilhão de tópicos vistos anualmente por 1,5 milhão de médicos em todo o mundo, bem como nas evidências e recomendações do aclamado recurso de suporte à decisão clínica. Mais de 11.000 tópicos clínicos, calculadoras médicas e gráficos do UpToDate foram usados ​​para desenvolver o Pathways.

Já o Lab Interpretation™ permite identificar resultados de testes anormais e decidir os próximos passos, que podem ser as principais origens das variações no atendimento.  Além de reduzir os testes desnecessários, evitar diagnósticos errados e resultados adversos para os pacientes devido a má interpretação de exames. Os médicos podem usar a Interpretação de Laboratório para analisar e gerenciar resultados laboratoriais desafiadores, como níveis baixos de açúcar no sangue, acessando orientações concisas para ação imediata – não apenas para avaliação, mas também para determinar se são necessários futuros testes de laboratório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.