Associação Congregação de Santa Catarina abre seleção para Residência Médica no Rio de Janeiro

1219

A Diretoria Acadêmica da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), está com processo seletivo aberto para Residência Médica em duas de suas unidades no Rio de Janeiro – a Casa de Saúde São José (CSSJ), um dos principais hospitais de excelência na Zona Sul da capital, e o Hospital Santa Teresa (HST), referência em Petrópolis e toda a região serrana do Estado.

Os interessados concorrerão a 10 vagas em cinco programas: Clínica Médica, Medicina Intensiva, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cardiologia e Cirurgia Geral. As inscrições estão abertas até 23 de janeiro, quarta-feira. A prova será realizada no dia 3 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a ACSC é uma entidade filantrópica responsável pela administração de 23 instituições em três segmentos de atuação: saúde, educação e assistência social. Anualmente, os hospitais da Associação realizam 111 mil internações, 558 mil atendimentos de urgência e emergência, 2 milhões e 40 mil atendimentos ambulatoriais, 4 milhões e 913 mil exames, sendo 73,7% dos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Processo Seletivo

A seleção terá duas etapas, sendo a primeira uma prova escrita obrigatória, constituída de questões objetivas e dissertativas, valendo 90% da nota final. A segunda parte do processo, que será realizada no dia 20/02, envolve uma avaliação e arguição de currículo do profissional, com peso de 10%.

Para concorrer às vagas em Medicina Intensiva e Cardiologia, ambos com duração de dois anos, o candidato deve ser bacharel em Medicina e já ter realizado Residência em Clínica Médica por dois anos, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica. O programa de Cardiologia tem duas vagas abertas no HST e uma na CSSJ. Para Medicina Intensiva, é oferecida uma vaga na CSSJ.

Os programas de Cirurgia Geral e Radiologia e Diagnóstico por Imagem têm duração de três anos e serão oferecidos no Hospital Santa Teresa, com duas vagas para cada. Já o programa de Clínica Médica tem duas vagas abertas na Casa de Saúde São José, com duração de dois anos. Para esses, não é necessário ter especialização prévia.

Para se inscrever, basta acessar o site www.nucvest.com.br até o dia 23 de janeiro, clicar no banner “Residência Médica ACSC 2019” e depois no campo “Realizar Inscrição”. A taxa de inscrição é de R$ 400,00. Depois de concluídas todas as etapas do processo seletivo, a primeira chamada para matrícula dos selecionados acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro. Mais informações no site da Diretoria Acadêmica da ACSC (www.acsc.org.br/diretoriaacademica) ou pelo e-mail dir.academica@acsc.org.br.

Deixe seu comentário