Coral de laringectomizados encerra “Julho Verde” no Hospital São Vicente de Paulo

145
Grupo escolheu uma canção de Roberto e Erasmo Carlos para apresentar

O encerramento das atividades realizadas pela equipe de fonoaudiologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), relacionadas ao mês de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço, chamado de “Julho Verde”, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 30, com a apresentação do coral “Voz da Esperança”.

O coral é formado por pacientes laringectomizados, ou seja, que passaram por cirurgia para remoção total ou parcial da laringe. Familiares também participaram. A apresentação ocorreu na ala de Cuidados Paliativos, onde outros pacientes, acompanhantes e colaboradores puderam assistir a apresentação do grupo que escolheu a música “É preciso saber viver”, composta por Roberto e Erasmo Carlos.

Antes da apresentação, outros pacientes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos integrantes do coral e às fonoaudiólogas. Foram muitos questionamentos sobre o tabagismo, que é uma das principais causas de câncer nas regiões de cabeça e pescoço. “Gostei da apresentação e estou decidida a abandonar o cigarro. Fiquei impressionada, essas pessoas são vencedoras, apesar das sequelas conseguiram parar com o vício em tempo”, afirma Maria José S. Vieira, que aguardava para visitar um parente.

Além da apresentação do coral, foram distribuídos materiais informativos, cartazes, camisetas, adesivos e orientações presenciais por parte da equipe de fonoaudiólogos do HSV. A ação teve início no dia 19 e todo o material utilizado foi fornecido pela material fornecido pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG-Brasil).

Deixe seu comentário