IBCC Oncologia: reposicionamento de marca é apresentado

Acompanhando as inovações mer­cadológicas na área da saúde voltadas para a preocupação com a percepção que o merca­do tem de sua marca, o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer realizou um estudo de branding, gestão das marcas, que envolveu uma profunda avaliação de seu nome e identidade visual e verbal.

A empresa escolhida para realizar esse estudo no IBCC foi a Interbrand, uma rede de 21 escritórios em 17 países que re­aliza consultoria de marca global e editora de relatórios altamente influentes da Best Global Brands and Breakthrough Brands. A empresa acredita que o crescimento é alcan­çado quando uma organização possui uma estratégia clara e oferece experiências excep­cionais de clientes com a combinação de es­tratégia, criatividade e tecnologia que ajudam a impulsionar o crescimento das marcas e negócios dos clientes.

O Branding envolve práticas e técni­cas de construção e consolidação da marca no mercado, tendo em vista avaliar sua força e a satisfação com seus públicos. “Marcas se tornam forte o bastante no mercado a ponto de valer mais do que o próprio produto ou serviço oferecido e quando se realiza Bran­ding é importante que a empresa transmita em sua marca essa imagem pretendida”, afirma a coordenadora de comunicação do IBCC, Lilian Cacau.

Uma marca é mais do que um sím­bolo ou nome, ela tem significados desde a escolha de sua fonte, cor e forma. Ela agrega percepções que podem ser tangíveis ou in­tangíveis. “O trabalho de branding foi essencial para avaliar que a marca construída foi capaz de comunicar essa essência do ne­gócio e tem total relação com o que o IBCC é, faz e transmite”, afirma a coordenadora de comunica­ção do IBCC, Lilian Cacau.

IBCC Oncologia

O IBCC passa a ser IBCC Oncologia e suas cores sofrem uma alteração: passam do simples azul para outra tonalidade de azul, roxo, amarelo e laranja. A missão foi reescrita para: Cuidamos de pessoas histórias e vidas. A nova identidade reforça a preocupação do IBCC com uma assistência humanizada e experiência positiva de seus públicos.

Atualmente com a principal unidade na Mooca, o IBCC Oncologia ainda conta com Unidades no Jaçanã, Itu (ambulatório) e Formosa (Hospital Geral). E deve inaugurar uma nova Unidade na Vila Mariana até o final do ano. São 1.300 mil profissionais e 500 médicos. São realizadas por ano mais 120 mil consultas em oncologia, 24 mil sessões de radioterapia, mais de 18 mil aplicações de quimioterapia, 6 mil cirurgias e mais de 800 mil exames. Os atendimentos permanecem normalizados (Entidade Beneficente de Assistência Social) divididos entre SUS e o privado (operadoras de saúde) e particular.

Pesquisa de Share Of Mind

Para se chegar a essa decisão, o IBCC realizou em 2017 uma Pesquisa de Share Of Mind para entender sua lembrança entre a população da saúde suplementar pe­rante hospitais em São Paulo. As conclusões se resumiram na percepção de que somos uma marca pioneira, mas pouco conhecida, apesar de muito recomendada pelos que a utilizam.

“O IBCC pretende evoluir sua marca no mercado, sem perder a essência, refor­çando seus pontos fortes. A marca vai além de uma imagem, ela é uma identidade que representa todos aqueles que trabalham no IBCC”, finaliza Joyce Romanelli, diretora exe­cutiva do IBCC.

Redação

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