Observatório 2019: Anahp lança nova edição do anuário com os principais indicadores da saúde privada

2065

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais de excelência do país, lança em 21 de maio, o Observatório 2019, publicação que reúne os principais indicadores mercadológicos, econômico-financeiro e pesquisas inéditas sobre saúde privada. O lançamento acontece no estande da associação no primeiro dia da 26ª Hospitalar, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 21 e 24 de maio.

A publicação, que está em sua 11ª edição, se consolidou como fonte de saúde do Brasil, devido seu aprimoramento e adaptação dos indicadores conforme a evolução do mercado hospitalar. “É um trabalho constante e de muita transparência. A Anahp busca trazer informações atuais que impactam a cadeia de saúde para que todos os elos possam juntos encontrar soluções para a sustentabilidade e melhorias contínuas do sistema”, explica o vice-presidente do Conselho Administrativo da instituição, dr. Ary Ribeiro.

Desde 2017, com a implementação da nova plataforma do Sistema Integrado de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA), fonte de referência para o setor de saúde, as análises foram aprimoradas, sendo a segunda edição do anuário a trazer dados sob óticas regionais. “Acompanhar o desempenho das instituições associadas nas diferentes regiões do país ampliou as possibilidades de análises das informações, além de promover iniciativas de acordo com as necessidades de cada localidade”, enfatiza Ribeiro.

O Observatório 2019 traz um panorama econômico do setor, números atualizados dos hospitais associados Anahp, como, por exemplo o balanço financeiro das instituições privadas, geração de empregos do setor e número de leitos. O anuário também conta com perfil mercadológico (análises do mercado de saúde suplementar e do perfil clínico e epidemiológico), desempenho assistencial (análises dos indicadores operacionais, assistenciais, qualidade e segurança e protocolos institucionais) e institucional (com indicadores econômicos e financeiros, de gestão de pessoas e de sustentabilidade dos hospitais associados), além de artigos sobre tendências e temas relevantes sobre saúde.

Outra novidade desta edição é a parceria com Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde, do Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com os dados do SINHA, a instituição utilizou evidências baseadas na literatura nacional e internacional que proporcionou uma análise diferente, relacionadas à eficiência e produtividade das instituições associadas.

Além de fonte de informações e acompanhamento da evolução do mercado hospitalar, o anuário aponta tendências e indica soluções que, no final, beneficiam os usuários do sistema de saúde brasileiro. Os dados, ainda servem de referência para o sistema público de saúde.

A versão impressa do Observatório 2019 será distribuída durante a 26ª Hospitalar. Para participar da feira gratuitamente, é necessário fazer inscrição, disponível neste link. No local, o credenciamento terá um custo de R$ 50,00.

Deixe seu comentário