Planisa alerta sobre a importância do quesito “Ciclo de receitas”

854

Administrar um hospital em que as atividades financeiras funcionem corretamente não é tarefa fácil. O ciclo de receitas de um hospital é um amplo processo que engloba muitos fatores, que vão desde os processos comerciais entre operadora e hospital, passando por todos os caminhos que o paciente percorre, até o recebimento das contas hospitalares.

Marcelo Carnielo, diretor técnico da Planisa, especialista em soluções para as organizações de saúde que buscam a excelência em gestão de resultados, explica que para se faturar uma conta hospitalar, no entanto, tudo que o paciente consome dentro da estadia dele no hospital deve ser cobrado (desde medicamentos, materiais até exames, procedimentos, diárias e taxas do hospital), contudo, as quantidades de itens existentes que podem ser cobrados são enormes.

A empresa oferece o produto “ciclo de receitas” que tem por objetivo identificar e ajustar os processos que estão influenciando para a fuga, por meio de consultoria de melhoria de processos e em breve um software de acompanhamento de indicadores.

“A origem de cobrança de cada item e as regras com cada operadora são diferentes e isso tudo deixa o processo muito complexo e sujeito a erros. Isso faz com que o hospital acabe tendo, o que chamamos de fugas de receitas, que são justamente as cobranças que ele poderia ter feito, mas acaba não fazendo por conta de problemas de processo principalmente”, explica Carnielo.

O executivo ressalta que estes problemas são originários por processos errados dentro do ciclo, bem como faturamento com preços errados. “Os problemas geralmente se iniciam no comercial, passam por toda a assistência e terminam nos processos administrativos de faturamento, financeiro e glosas”, conta.

Vale lembrar que a dificuldade financeira é generalizada, elas se iniciam nos hospitais filantrópicos (que também são privados), até os privados com fins lucrativos, sendo que para estes últimos, a oportunidade de ganho de receitas e resultados é sempre atraente e buscada, como em qualquer empresa privada. No entanto, o investimento para que tudo funcione corretamente é válido, já que é possível faturar mais, produzindo a mesma quantidade.

Deixe seu comentário