Prêmio concede US$ 200 mil as melhoras ideias para os cuidados com o câncer além da medicina

1032

A Astellas Farrma Brasil (AFB) anunciou a abertura das inscrições para a quarta edição do prêmio anual Astellas Oncologia C3 Prize (Changing Cancer Care), um desafio que financia as melhores ideias não relacionadas a tratamentos para melhorar a vida de pacientes com câncer, de seus cuidadores e de entes queridos. Pela primeira vez, o prêmio receberá inscrições do Brasil. O desafio deste ano se concentra em ideias emergentes e estabelecidas em três categorias – jornada do tratamento oncológico, disparidades no cuidado aos pacientes oncológicos e sobrevivência ao câncer – e concederá doações e recursos no valor total de US$ 200.000.

“Eu era cuidador do meu pai, que tinha câncer de cabeça e pescoço, e o que me impressionou nesse processo foi a necessidade não atendida de apoio holístico na jornada do paciente”, disse Mark Reisenauer, vice-presidente sênior da unidade de negócios de oncologia da Astellas. “O Prêmio C3 deste ano está focado em ideias – grandes e pequenas – que melhorarão de forma abrangente a experiência do cuidado com o câncer, não apenas para o paciente, mas também para seu cuidador, fornecendo recursos que vão além da medicina. Desde o início do programa, nossos ‘inovadores’ ajudaram pessoas afetadas pelo câncer de maneiras que nunca poderíamos imaginar, e planejamos continuar a cultivar ideias com o objetivo de causar um grande impacto.”

Para Roberto Soler, diretor médico da Astellas Farma Brasil, a vinda da premiação para o Brasil representa um reconhecimento dos pesquisadores brasileiros, associações, entidades, famílias e todos envolvidos no tratamento do câncer. “A participação brasileira numa premiação como essa mostra o respeito ao trabalho que se desenvolve aqui no país, à pesquisa e às pessoas que de alguma forma contribuem para melhorar a vida de pacientes com câncer”.

A Astellas está convidando pacientes com câncer, sobreviventes, cuidadores, profissionais de saúde e inovadores a apresentar ideias que possam ajudar a melhorar a vida das pessoas afetadas pelo câncer. As ideias podem ser na forma de ferramentas de suporte, esforços educacionais, soluções de tecnologia e muito mais. O Prêmio C3 está aberto a qualquer ideia que possa ter impacto, especialmente se for simples. A ideia deve se concentrar em uma das três categorias de submissão:

  • Jornada do Tratamento Oncológico: ideias que ajudam a diminuir o peso do dia a dia para os pacientes e cuidadores. As ideias podem melhorar a comunicação, coordenar o transporte, reduzir a sobrecarga da tomada de decisão, melhorar a capacidade emocional e mental dos pacientes e sua perspectiva física, e/ou abordar outro aspecto da jornada de cuidado.
  • Disparidades na Saúde do Câncer: ideias para remover, reduzir e aliviar a carga desigual do tratamento do câncer, que afeta desproporcionalmente certas populações, incluindo disparidades nas complicações, sobrevivência, triagem e detecção, incidência geral e outras condições que os pacientes e cuidadores em determinadas populações enfrentam.
  • Sobrevivência ao Câncer: ideias para ajudar os sobreviventes do câncer e seus entes queridos a ter uma vida melhor após o tratamento do câncer, mesmo que as pessoas vivam mais com o câncer ou vivam mais livres dele, ainda assim serão profundamente afetadas física e emocionalmente.

Com base na avaliação de juízes especialistas, a Astellas anunciará os finalistas de 2019 do C3 Prize em setembro. Cada um dos finalistas ganhará um dos quatro prêmios. Três finalistas competirão pelo Grande Prêmio, com os segundos classificados recebendo os dois prêmios de Inovação. O outro finalista será selecionado como vencedor do prêmio Ideias Emergentes, novidade no programa. Os juízes considerarão ideias para o prêmio de “Ideias Emergentes” se tiverem alto impacto potencial para pacientes e cuidadores, mas que precisam de trabalho e desenvolvimento adicionais antes de serem implementadas. Os finalistas apresentarão ideias em frente a um painel de juízes e ao público durante um evento de pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos) ao vivo em outubro de 2019, além do empresário de celebridades Bill R ancic e o vencedor do Prêmio C3 de 2017, Hernâni Oliveira.

O vencedor do Grande Prêmio receberá US$100.000 em subsídios, os dois vencedores do prêmio Inovação receberão US$ 45.000 em subsídios (cada), e o vencedor do prêmio de Ideias Emergentes receberá US$ 10.000 em subsídios. Todos os vencedores receberão acesso a ferramentas e recursos para ajudá-los a desenvolver e avançar sua ideia.

“Estou entusiasmado em trabalhar com a Astellas Oncologia no Prêmio C3 novamente em 2019, à medida que buscamos ideias mais transformadoras para melhorar de maneira abrangente a vida das pessoas afetadas pelo câncer”, disse Bill Rancic. “Quando minha esposa foi diagnosticada com câncer, aprendi que o papel mais importante de um cuidador é ajudar os entes queridos a tomar decisões com base em conhecimento, em vez de emoção. Esperamos que as ideias inovadoras tragam alívio para os desafios enfrentados pelos pacientes e cuidadores no tratamento do câncer”.

De acordo com a vencedora da categoria Grande Prêmio C3 de 2018, Dra. Ebele Mbanugo, a conquista do prêmio a deixou um passo mais próxima do lançamento de seu programa que luta contra o estigma social relacionado ao câncer de mama na Nigéria. “Encorajo qualquer pessoa com uma solução criativa, grande ou pequena, que possa melhorar o tratamento do câncer a se inscrever nesse desafio. Uma boa ideia tem o potencial de impactar a vida de muitas pessoas que são afetadas pelo câncer”, disse Mbanugo.

As inscrições serão aceitas até 15 de julho de 2019 e serão avaliadas com base na viabilidade, originalidade, criatividade e impacto potencial das ideias enviadas, além da visão do participante sobre como alcançar pessoas que podem se beneficiar da ideia. Os participantes não são obrigados a ter um negócio estabelecido ou produto acabado para aplicar. Todos são incentivados a enviar um vídeo (opcional) curto sobre sua experiência com câncer e sua ideia inovadora. O vídeo não deve exceder dois minutos de duração e pode ser filmado em um smartphone.

Consulte os termos e condições em www.C3Prize.com para obter todas as regras do desafio e elegibilidade. A inscrição é gratuita e não será aceita depois de 15 de julho de 2019, às 23h59 (horário de Brasília).

Deixe seu comentário