Edição 84 – Revista Hospitais Brasil

Uma das matérias principais desta edição é sobre engajamento e como ele influencia positivamente nos negócios. São dadas dicas aos hospitais para manter seus colaboradores empenhados na função. Em humanização, a nova pintura da ala pediátrica do Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul (PR), que ganhou painéis alegres e coloridos feitos por diversos artistas. Outro assunto que merece destaque – e é um tanto polêmico – é a videoconsulta. Pesquisa de uma empresa estadunidense mostra que grande parte dos consumidores trocaria seu médico por outro que atendesse remotamente por vídeo, devido à rapidez e à facilidade. Aproveitamos também para mostrar algumas das novidades que a feira Hospitalar terá neste ano: área de facilities e fórum sobre eHealth em parceria com o HIMSS. Além disso, temos matérias com empresas expositoras, mostrando produtos que destacarão na ocasião.

Edição 83 – Revista Hospitais Brasil

Em março ocorre a primeira edição da SAHE – South America Health Exhibition, em São Paulo (SP). Nesta edição temos uma matéria especial apresentando lançamentos dos expositores. Outro assunto que ganha as páginas é logística, seja com relação à armazenagem e ao transporte dos suprimentos dos fornecedores até os hospitais, seja dentro das instituições de saúde, na melhoria dos processos. Em eHealth, falamos sobre a interoperabilidade entre diferentes sistemas de informação, que ganha um novo aliado: a tecnologia blockchain. Este tema faz parte da grade de palestras que serão apresentadas na Hospitalar, que acontece em maio, em São Paulo (SP). Assunto que vem movimentando o noticiário de São Paulo é o programa “Corujão da Saúde”, da prefeitura. O projeto tem o objetivo de zerar as filas de espera de exames na rede pública. Confira na matéria a opinião de um especialista sobre a iniciativa.

Edição 82 – Revista Hospitais Brasil

A seção Gente que faz traz entrevista com Wellington Nogueira, palhaço, ator, formador e empreendedor social, fundador da ONG Doutores da Alegria. A edição explora o assunto humanização em uma matéria especial que traz exemplos de ações desenvolvidas em diferentes hospitais do Brasil, desde apresentações artísticas até o atendimento a um pedido inusitado de um paciente. Em se tratando de negócios, as empresas brasileiras de produtos médico-hospitalares marcaram presença na maior feira de saúde do planeta: a MEDICA, que aconteceu em novembro, na Alemanha. Nós estivemos por lá, conferindo as inovações do mercado. Veja nossa cobertura! Sobre segurança do trabalho, abordamos os acidentes com perfurocortantes e como alguns hospitais se organizam para lidar com o problema. Em eHealth, o desafio é a implantação do prontuário eletrônico do paciente. Boa leitura!

Edição 81 – Revista Hospitais Brasil

Parece bobagem, mas quantos erros poderiam ser evitados com uma simples pergunta? Nesta edição, em “Atendimento”, uma consultora especializada em treinamento comportamental aborda a questão com exemplos reais. Em outras duas matérias colocamos os pacientes como destaque: uma delas é sobre o uso do Pokémon Go em um hospital dos Estados Unidos e outra sobre a paródia de uma música da Anitta, que é uma lição de vida. Mostramos que valorizar os enfermeiros é investir na qualidade da assistência. Outro tema abordado: métricas e avaliação por performance como formas de reduzir desperdícios. Os novos passos da eSaúde no Brasil também é assunto desta edição. Gostou da capa da RHB? É a nossa forma de chamar atenção para o câncer de mama e mostrar apoio à Campanha Outubro Rosa.

Edição 80 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, em "eHealth", computação cognitiva promete revolucionar a área médica. Há sistemas que aprendem naturalmente, como se fossem humanos, ficando mais “sabidos” com o tempo. Podem ser usados, por exemplo, para ajudar na escolha do melhor tratamento para câncer, de acordo com cada paciente. O objetivo não é substituir o profissional, mas ajudá-lo, pois a decisão é sempre do médico. Também abordamos o assunto em outras matérias desta edição. No especial "Redução de Custos", o maior desafio nas mudanças sempre é envolver os colaboradores. Sem eles, não tem como qualquer ação dar certo. Na matéria principal, "Hotelaria", o conforto do paciente está relacionado, claro, ao cumprimento de protocolos, mas também à humanização no atendimento, que é uma questão muito mais de atitude do que de seguir regras. Confira ainda os destaques da Feira Hospitalar 2016 em um suplemento especial de cobertura do maior evento de Saúde das Américas.

Edição 79 – Revista Hospitais Brasil

Essa edição circula no principal evento do setor da Saúde das Américas: a Hospitalar Feira + Fórum 2016, que acontece em São Paulo (SP) entre os dias 17 e 20 de maio. “Recursos Humanos” comprova que cuidar de quem cuida faz bem à saúde dos colaboradores e da instituição. “Legislação” aborda os dois lados da polêmica sobre o ressarcimento ao SUS pelas operadoras. “eHealth” mostra que hackers estão de olho nos hospitais. “Redução de custos” explica como a Santa Casa de Franca (SP) conseguiu driblar cortes no orçamento e equilibrar as contas usando a metodologia lean. Em “Procedimento”, conheça a história da anestesia. “Saúde Suplementar” traz a adoção de Avaliação das Tecnologias em Saúde como fator primordial para a sustentabilidade do setor. Em “Qualidade”, ANS divulga relação de instituições com padrão de assistência.

Edição 78 – Revista Hospitais Brasil

Dando sequência às matérias sobre redução de custos, apresentamos cases de sucesso de duas fundações, nos setores de energia elétrica e processamento de roupas. Outro tema abordado envolve os cuidados com a alimentação do paciente: dois hospitais mostram sua experiência e contam como o setor está organizado, afinal, a terapia nutricional é parte fundamental do processo de recuperação. Esta edição também traz matéria sobre a Hospitalar 2016, que terá sua 23ª edição entre os dias 17 e 20 de maio, em São Paulo. O foco são os congressos, seminários e fóruns paralelos, para que o leitor possa se programar e aproveitar a oportunidade para atualização profissional. A feira costuma ser o pontapé dos negócios no Brasil, e seus resultados se refletem no segundo semestre do ano. Boa leitura!

Edição 77 – Revista Hospitais Brasil

Na primeira edição do ano, hospitais fazem parceria para ampliar atendimento oncológico; fusões, aquisições e entrada de capital estrangeiro prometem movimentar o setor; projeto “cuidando de quem cuida” trata da humanização com relação ao profissional da saúde. Matéria especial aborda os cuidados com pacientes acamados. Leia também sobre como os hospitais estão se adequando ao surto das doenças causadas pelo Aedes aegypti. A crise no Rio de Janeiro permite falarmos mais uma vez das Organizações Sociais. E, como novidade, iniciamos uma série de matérias sobre redução de custos.

Edição 76 – Revista Hospitais Brasil

Na última edição do ano, a matéria “Custos” aborda os principais motivos que provocam a queda das receitas e o aumento das despesas em hospitais privados. Em “Saúde Pública”, experts falam sobre a situação da Santa Casa de São Paulo e atribuem os problemas à má gestão dos recursos e ao repasse insuficiente do SUS às instituições filantrópicas. “Humanização” mostra uma alternativa interessante para evitar a privação aos estudos por crianças e jovens hospitalizados, adotada pelo Hospital Santo Antonio, de Blumenau (SC): uma mesa digital interativa, que ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e motoras. Em “Especialidade”, o foco é o sucesso da reformulação da atenção à saúde mental em Carmo (RJ). O Suplemento Especial desta edição tem como foco a participação da indústria brasileira na MEDICA 2015, feira que acontece anualmente na Alemanha. Boas festas!

Edição 75 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, um Suplemento Especial aborda Limpeza e Desinfecção Hospitalar. Também damos continuidade à polêmica que envolve as OPME. No Caderno eHealth_Innovation, leia sobre cirurgias robóticas. “Tratamento” foca em cuidados paliativos. E em “Negócios” temos dicas de como administrar uma clínica médica popular. A Revista Hospitais Brasil apoia a campanha Outubro Rosa. Boa leitura!