Edição 95 – Revista Hospitais Brasil

Florence Nightingale já dizia que o primeiro requisito em um hospital é não fazer ao enfermo nenhum dano. Pensando nisso, abordamos de forma ampla nessa edição os aspectos que tornam os estabelecimentos assistenciais de saúde saudáveis e sustentáveis, incluindo ações de higiene, conforto e sustentabilidade. Veja também, na mesma matéria, como escolher os equipamentos médicos levando em consideração, além do critério econômico, o lado socioambiental. Aproveite para conhecer o que cinco hospitais brasileiros vêm fazendo em prol da sustentabilidade e da redução de custos, explorando temas como consumo energético, disposição adequada de resíduos hospitalares, racionalização do uso da água e modernização das instalações prediais. Além disso, não podemos deixar de falar da polêmica a respeito da nova regulamentação da telemedicina. Confira, ainda, em “Opinião”, as perspectivas para o setor em 2019.

Edição 94 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, a matéria principal não poderia ser diferente: "O que esperar para a Saúde nos próximos quatro anos?". Ouvimos lideranças da área, que avaliaram a proposta de governo do novo presidente, revelaram as prioridades e suas expectativas. Também soubemos a opinião a respeito do já escolhido ministro da Saúde. As entidades do setor estão animadas. Acreditam que, de fato, haverá uma mudança positiva para o país. Em "Nosso Aplauso", o foco são ações humanizadas na saúde. A ciência humanitária e as inovações em saúde do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) são destaque em "Tecnologia". Também trazemos uma homenagem ao Dr. Roberto Kikawa, fundador do CIES, além de apresentarmos matéria sobre as vantagens da locação de equipamentos. Boas festas!

Edição 93 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, trazemos um suplemento especial sobre logística intra-hospitalar, abordando as áreas de farmácia e almoxarifado. Os especialistas entrevistados contam que a gestão desse setor pode comprometer mais de 60% da receita de uma instituição de saúde. Além da análise dos consultores, também apresentamos cases de hospitais que se dedicaram a desenvolver estratégias para garantir a segurança do paciente e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Inauguramos nesta edição a seção “Nosso aplauso”, em parceria com empresas do setor. O objetivo é dar visibilidade a ações humanizadas envolvendo saúde e bem-estar, afim de que elas sejam valorizadas e conquistem mais voluntários e recursos financeiros para manter suas atividades. Um assunto atual que não pudemos deixar de comentar são as fake news, que afetam a execução plena da política de saúde no Brasil. Ruy Baumer, diretor titular do ComSaúde/Fiesp, comenta as consequência negativas do compartilhamento indiscriminado de notícias falsas, como a judicialização, que traz enormes prejuízos financeiros ao sistema. E, claro, não podemos deixar de demonstrar nosso apoio à campanha Outubro Rosa. Nossa equipe participou da 57ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, idealizada pelo IBCC, que reuniu quase 7 mil pessoas. Veja mais na seção “Pequenas Doses”.

Edição 92 – Revista Hospitais Brasil

Apresentamos aos leitores nossa maior edição do ano, pois traz a cobertura do evento mais influente do setor de saúde das Américas: a Hospitalar. Também trazemos matéria falando do que se espera para a saúde nos próximos anos, já que estamos às vésperas da eleição. Apresentamos dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha e do CFM, que teve como um dos objetivos identificar a expectativa dos brasileiros a respeito da atuação dos próximos governantes e parlamentares em relação à assistência médica. Também mostramos as 13 propostas elaboradas pela Fehoesp que pretendem mudar o sistema de saúde do país, gerando maior eficiência, menos desperdício e maior integração das redes pública e privada. Por fim, o Dr. Renato Azevedo Junior, diretor da APM, analisa a atual situação e revela as prioridades na saúde, como a estruturação da atenção primária e a carreira de estado para o médico. Entre outros assuntos está a cobertura da Meditech 2018 – Feira Internacional da Saúde, realizada em julho, na Colômbia. Veja, ainda, em Segurança do Paciente, a lista de 10 ações-chave que terão grande impacto na melhoria da segurança na atenção primária publicada no material “Erros de medicação”, produzido pela OMS e traduzido pelo Proqualis.

Edição 91 – Revista Hospitais Brasil

O ano de 2018 é de comemoração para a Publimed Editora, pois marca os 15 anos de circulação da Revista Hospitais Brasil, lançada durante a Hospitalar 2003. Esta edição tem como matéria principal o marketing de experiência, cujo objetivo é sensibilizar as emoções e sensações dos usuários de produtos e serviços. Especialistas no assunto falam sobre as ações que podem transformar os pacientes comuns em clientes defensores e divulgadores da marca. Também aproveitamos o nascimento do bebê real para analisar o sistema de saúde brasileiro em comparação ao inglês e a epidemia de cesárea no Brasil. O tema gerou polêmica por aqui porque a duquesa Kate Middleton deixou o hospital apenas cinco horas depois de dar à luz. A edição maio/junho está repleta de matérias interessantes!

Edição 90 – Revista Hospitais Brasil

Esta edição traz um resumo do que vai acontecer na feira Hospitalar, que comemora seu 25º ano de realização. Durante o evento, além da apresentação de produtos e serviços, haverá mais de 40 congressos simultâneos, permitindo uma visão ampla dos temas discutidos e a interação com os players do mercado. Carreira médica no alvo: entidades pedem exame de proficiência e formação de qualidade. eHealth aborda os novos desafios para a indústria farmacêutica. Em Humanização, Programa de Felicidade Interna Bruta engaja colaboradores e aumenta satisfação dos clientes. Leia também em Gestão que ainda há muito a percorrer quando se fala em compliance na saúde.

Edição 89 – Revista Hospitais Brasil

Um dos assuntos que abordamos é a gestão de facilities. Empresas do setor contam como escolher o melhor parceiro para realizar atividades que são fundamentais para garantir a sustentabilidade do hospital. Dr. Florentino Cardoso é o entrevistado da seção Gente que Faz. Ele esteve seis anos à frente da AMB e recebeu a honraria da Gusi Peace Prize Foundation, principal instituição humanitária, de caridade e respeito pela vida e dignidade humana da Ásia. Em eHealth, o destaque é o EMRAM, uma espécie de acreditação hospitalar desenvolvida pela HIMSS, que avalia a maturidade de adoção da TI clínica. Para estimular o mercado, hospitais que subiram mais um estágio revelam as estratégias adotadas e os projetos para alcançar o próximo nível. Apresentamos, ainda, dois estudos: um para conhecer a opinião da sociedade sobre as diretivas antecipadas da vontade do paciente, e outro que aponta o aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais e como será a saúde no Brasil em 2022.

Edição 88 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, a cor da fita na capa é devido à Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. A Revista Hospitais Brasil/Publimed Editora apoia o Dezembro Vermelho! Sobre as matérias, trazemos o Especial Análise do Setor, com artigos de seis especialistas em suas áreas de atuação, que mostram dados das últimas conquistas na esfera da saúde e perspectivas para os próximos anos. Fora isso, aproveitamos para falar de Slow Medicine, que propõe um cuidado que busque a tecnologia apropriada à singularidade de cada paciente e de sua situação vivencial, tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor. Leia também sobre a prescrição eletrônica e seus benefícios para a cadeia da saúde. E, em clima de esperança, trazemos em “Gente que faz” a emocionante história da médica Fabiola La Torre, que transformou sua vida após ser diagnosticada com câncer de mama e escrever um livro sobre a experiência.

Edição 87 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, trazemos o Especial Higienização e Prevenção a Infecções, que aborda o assunto considerando a higienização e a limpeza de ambientes, a higienização das mãos e a resistência microbiana, incluindo a atuação da CCIH. Na área de humanização, apresentamos uma pesquisa que mapeou a ambientação das salas de quimioterapia pediátrica no Brasil. Outro destaque é a parceria entre o Hospital Sírio-Libanês (SP) e o Hospital Geral de Palmas (TO). Através do Projeto Apoio às Ações Estratégicas, do Proadi-SUS, o HSL vai ajudar o HGP a reduzir o tempo médio de permanência do paciente e agilizar a reocupação do leito após a alta. E mais! O desafio da gestão orçamentária nos hospitais e como a Internet das Coisas (IoT) está transformando o mercado de saúde.

Edição 86 – Revista Hospitais Brasil

Nesta edição, falamos sobre um aplicativo que aproxima médicos e pacientes, contribuindo para a prevenção da saúde, e abordamos o DRG, ou Grupos de Diagnósticos Relacionados, excepcional ferramenta para governança clínica que depende da tecnologia para agrupar os dados e facilitar a gestão. Além disso, temos uma matéria sobre segurança do paciente, que destaca as inovações incorporadas por uma grande instituição de São Paulo para combater a infecção em suas unidades, e outra que conta como a inteligência artificial está auxiliando na escolha do tratamento adequado para cada paciente com câncer. Isso sem falar no nosso especial referente à feira Hospitalar, que aconteceu em maio, em São Paulo (SP).