1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde reúne profissionais e estudantes

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura de Itajaí (SC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta quarta-feira (8) o 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento reuniu profissionais e estudantes com o objetivo de divulgar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de integrar experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Univali.

As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.

A Univali dispõe de diversas oportunidades de capacitação profissional e oferece disciplinas e atividades de extensão e pesquisa em nível de graduação e pós-graduação na área, além de apoiar o projeto Farmácia Viva em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Desde que foram institucionalizadas no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2006, as PICS vem crescendo como opção terapêutica e este evento visa justamente celebrar a parceria da Univali com o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cepics) de Itajaí”, destaca a diretora da Escola de Ciências da Saúde, professora Priscila de Souza.

As palestras e oficinas abordaram temas como meditação, fitoterápicos, cromoterapia, acupuntura, ozonioterapia, massoterapia, aromaterapia, florais de Bach, auriculoterapia, mindfull eating e plantas medicinais.

“Itajaí vive um excelente momento, com uma economia pujante e grandes investimentos sendo realizados em diferentes áreas das políticas públicas. Mas, nada disso faria sentido se a saúde da nossa população não estivesse bem assistida. As práticas integrativas são um patrimônio da humanidade que precisam cada vez mais estar ao alcance da comunidade. Este evento reforça nossa integração com a Univali e a nossa intenção de difundir cada vez mais os resultados e a eficiência destas opções terapêuticas”, afirmou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, fez a palestra de abertura do evento e abordou os resultados obtidos nas pesquisas com plantas medicinais. “As PICS vêm ganhando novos adeptos e crescendo como uma alternativa para prevenir e tratar diversas doenças. Essas práticas fazem a diferença na vida de muitos pacientes, especialmente quando usadas na atenção básica e na prevenção de doenças. Mas, o caminho que precisamos percorrer para a popularização das PICS ainda é longo e é por isso que momentos como este são extremamente relevantes e oportunos. Dividir os resultados de estudos, pesquisas e práticas profissionais com a sociedade é uma das razões de existir de uma universidade alinhada com a sua missão de produzir ensino, pesquisa e extensão com excelência”, finalizou.

Informações: Direção da Escola de Ciências da Saúde – (47) 3341-7539

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.