Nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, o Grupo Santa Joana, que contempla os Hospitais e Maternidades Santa Joana, Pro Matre e Santa Maria, promoverá o 23º Simpósio Internacional de Neonatologia. Destinado a pediatras e neonatologistas, o encontro será realizado no Anfiteatro da Pro Matre Paulista, em São Paulo (SP), e contará com a participação de renomado especialista internacional, além de grandes nomes da neonatologia nacional.
De acordo com Dra. Edinéia Vaciloto Lima, participante da comissão organizadora desde a primeira edição do Simpósio e neonatologista e responsável pela UTI Neonatal da Pro Matre Paulista, o evento tem como objetivo compartilhar toda a jornada percorrida pelo Grupo Santa Joana em mais de 70 anos de história, bem como a expertise desenvolvida durante este tempo, tornando-o referência nos cuidados com bebês prematuros.
Com vasta experiência em prematuridade extrema, o renomado especialista Matthew A. Rysavy, diretor de learning healthcare em neonatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston (EUA), é o convidado internacional da 23ª edição do evento. Rysavy também é autor de várias publicações no NEJM, Jama, New York Times e Wall Street Journal, com participação nas diretrizes internacionais para cuidados perinatais de prematuros extremos.
Os participantes do Simpósio terão a oportunidade de assistir três conferências do especialista. A primeira, na parte da manhã do dia 30, abordará as melhores práticas nas UTIs Neonatais com relação ao cuidado dos prematuros de 22 e 23 semanas. No mesmo dia, na parte da tarde, Matthew A. Rysavy falará sobre o balanço hídrico e maturidade da pele dos prematuros extremos. E no sábado, 1º de outubro, a conferência de Rysavy terá como tema ‘Mecônio espesso no prematuro extremo: é uma entidade diferente da enterocolite necrosante e da perfuração intestinal espontânea?’.
O Simpósio tem como propósito realizar um ciclo de atualizações e novos aprendizados para os participantes relacionados aos cuidados intensivos neonatais, integrando os temas mundiais mais relevantes dessa área por meio de debates com profissionais de diversas áreas, como pediatria, obstetrícia, medicina fetal, cirurgia infantil, cardiologia e infectologia. Entre os temas que serão discutidos estão o manejo, o cuidado e a sobrevida nos bebês menores de 24 semanas; hérnia diafragmática; sepse tardia e infecção por citomegalovírus (CMV); além de procedimentos únicos, como o fechamento da persistência do canal arterial (PCA) em prematuros por meio de cateterismo com o uso do dispositivo, chamado piccolo.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/23-simposio-internacional-de-neonatologia