De 21 a 23 de maio, o Future of Digital Health International Congress (FDHIC) vai trazer pela primeira vez na América Latina soluções internacionais de inteligência artificial já implementadas com sucesso em sistemas de saúde pelo mundo. Serão 21 aplicações de inteligência artificial com foco exclusivo em saúde, muitas com mais de 100 milhões de usuários. O objetivo é mostrar o que já funciona na prática, indo além das promessas e do discurso regulatório.
Realizado sob curadoria de Guilherme Hummel, o congresso integra a programação da 30ª Hospitalar, o principal evento de saúde corporativa da América Latina, que ocorre de 20 a 23 de maio, no São Paulo Expo, São Paulo. As Inscrições já estão aberta e podem ser feitas pelo endereço Link.
Confira algumas das principais tecnologias de uso corporativo que serão apresentados no evento:
- Microsoft (EUA) – A empresa trará para o FDHIC 2025 o enorme poder de seus de agentes de IA (integrados ao Microsoft Cloud for Healthcare) para automatizar processos, melhorar a colaboração e a tomada de decisão no setor.
- Google (EUA) – O Google Cloud apresentará sua solução “Med Palm 2”, um Modelo Grande de Linguagem (LLM) treinado especificamente para o domínio médico, mostrando como ele pode auxiliar médicos em tarefas como resumo de informações, resposta a perguntas clínicas, etc.
- Open Ai (EUA) – Deep Research é um dos mais avançados modelos de IA no mundo. Capaz de apoiar as descobertas médicas de forma mais rápida, a palestra abordará como os modelos avançados de IA da OpenAI podem ser usados para analisar grandes volumes de literatura científica, dados de pesquisa e outras fontes para acelerar novas descobertas na área médica.
- Word 24/7 (Dinamarca) – A empresa revelará como a sua plataforma utiliza IA para monitorar de forma contínua pacientes, alertando a equipe de enfermagem sobre riscos de deterioração e ajudando a otimizar as rotinas e a eficiência do cuidado.
- Corti.ai (Dinamarca) – A palestra descreverá como a IA da Corti pode analisar consultas médicas (áudio ou texto) para sugerir e automatizar a atribuição de códigos médicos (CID, etc.), visando reduzir erros e agilizar o faturamento.

- Pathai (EUA) – A PathaI, uma das mais inovadoras empresas de Patologia Digital do mundo, abordarácomo a IA está sendo aplicada para analisar lâminas de patologia digitalizadas, auxiliando patologistas a identificar padrões complexos, melhorando a precisão diagnóstica e apoiando a medicina personalizada.
- Pacmed (Holanda) – A Pacmed destacará sua consagrada solução de transformar dados hospitalares não- estruturados em informação estruturada, explicando como a IA pode processar grandes volumes de dados clínicos não-organizados (como notas médicas) e extrair informações valiosas para pesquisa, gestão hospitalar ou suporte à decisão clínica.

- Tricog (Índia) – A empresa explicará como sua plataforma de IA analisa laudos e imagens de eletrocardiogramas (ECGs), assim como outros dados cardiológicos, para fornecer diagnósticos rápidos e suporte à decisão médica, em especial em emergências.
- Tandem Health (Suécia) – A companhia vai discutir como a IA pode analisar registros clínicos para extrair informações relevantes, garantindo a completude da documentação e aliviando a carga administrativa dos profissionais de saúde.

- AWS (EUA) – Mostrará casos de uso do Amazon Q (seu assistente de IA generativa) que otimiza tarefas administrativas, clínicas ou operacionais dentro de organizações de saúde. Recém-lançada, já se tornou uma das principais ferramentas de suporte médico no campo dos Assistentes Clínicos.
- Keymakr (Israel) – A israelense Keymakr apresentará sua ferramenta IA para rotulagem de alta qualidade de imagens médicas. Abordará a importância da anotação precisa de dados em imagem médica para o treinamento de modelos de IA eficientes e confiáveis, apresentando suas soluções e serviços para essa tarefa.
Programação: www.hospitalar.com/pt/home.html
Inscrição: www.hospitalar.com/pt/quero-visitar/ingressos25.html