O Complexo de Saúde Erasto Gaertner, de Curitiba (PR), por meio do seu programa Conscientizar +, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR) lançam em parceria uma série de ações de conscientização para a campanha Dezembro Laranja. A mobilização incentiva a prevenção e o combate ao câncer de pele e chama atenção para o aumento da incidência da doença durante o verão.
Com o mote “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, o movimento encampado pelas duas das instituições mais importantes do Brasil no combate à doença traz um “alerta laranja” para a volta dos brasileiros às praias e piscinas e estimula o uso do filtro solar como produto protetor contra a radiação.
Prédios iluminados
Como resultado do engajamento das instituições, a Assembleia Legislativa do Paraná deixará seu prédio iluminado de laranja de 1º a 7 de dezembro. Outros pontos turísticos também vão aderir à iniciativa e ganhar “as luzes da prevenção”.
Em Curitiba, receberão ainda a cor laranja durante este mês todas as unidades do Colégio Positivo nos bairros Jardim Ambiental, Angelo Sampaio, Hauer, Água Verde, Boa Vista e Batel , assim como as estruturas em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel (Passo Certo), Foz do Iguaçu (Semeador), Joinville e Florianópolis (Vila Olímpia).
Live
No dia 3 de dezembro, o Complexo Erasto Gaertner realiza, na sede da Celepar, uma live para informar a população acerca do diagnóstico precoce do câncer de pele. Será entrevistado o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do hospital. O evento contará com a participação especial da presidente da SBD-PR, Paula Xavier Schiavon. “É a oportunidade de lançarmos luz mais uma vez para os riscos do câncer de pele, o mais frequente no Brasil, responsável por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, afirma Paula Schiavon.
Cuidados
Pessoas de pele e olhos claros estão mais vulneráveis à ação dos raios solares, porém todos os grupos estão susceptíveis ao câncer de pele. Entre as causas e riscos, está a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger, o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Leandro Carvalho Ribeiro, orienta que se evite a exposição solar prolongada entre 10h e 16h. “Procure lugares com sombra. Use acessórios adequados como roupas, bonés, óculos com proteção contra raios UV, sombrinhas e barracas. Aplique filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 ao se expor ao sol (ou mesmo na sombra) e reaplique após o banho de piscina ou praia. Além disso, use filtro solar próprio para os lábios”, preconiza ele.
Distribuição de filtro solar
No dia 11 de dezembro, a SBD-PR e o Erasto, por meio do seu Programa Conscientizar +, promove com o Colégio Positivo um grande concerto natalino em frente ao Pavilhão da Cura, o Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, com atrações internacionais e estimativas de reunir mais de 2 mil pessoas ao ar livre. Na ocasião, por meio de uma parceria com a La Roche Posay, vão distribuir protetores solares ao público presente