Hospital de Clínicas do Ingá inicia nova fase rumo à certificação Planetree

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Hospital de Clínicas do Ingá, em Niterói (RJ), dá início a nova fase do Projeto Planetree, Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa e que atualmente está presente em mais de 700 organizações, em mais de 23 países.

O Programa tem o seu escritório oficial no Brasil, na sede do Hospital Israelita Albert Einstein, que desde 2012 é responsável por disseminar e treinar instituições de saúde – nos países de língua portuguesa – interessadas em adotar a metodologia Planetree, por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

Ao aplicar essa metodologia em sua gestão, os hospitais colocam como prioridade as necessidades de cada paciente como um indivíduo que precisa ser ouvido com atenção e carinho. Dessa forma o hospital promove através de seu colaborares e corpo clínico uma experiência mais positiva para os pacientes e seus familiares.

Segundo Pryscila Kiehl, Consultora do Planetree Brasil Office, esta nova fase do HCI irá contemplar a realização dos grupos focais com colaboradores, médicos, terceiros, pacientes e familiares onde será analisado pelos consultores o que o hospital já realiza no Cuidado Centrado nas Pessoas e como elas enxergam essas oportunidades.

“Falaremos com representantes de cada grupo para analisar e pontuar o HCI dentro dos padrões exigidos pelo Planetree Internacional. Com este diagnóstico inicial iremos apoiar o hospital na construção de um sistema de saúde que faça mais sentido para todos os envolvidos e que tenha o paciente no centro do cuidado prestado”, explica Pryscila.

Para a consultora esta fase é primordial para o HCI traçar um caminho consistente na busca da Certificação Planetree.

“Este é o ponto de partida. Pois já sabemos onde queremos chegar – fazer do HCI um hospital melhor para todos, colocando as pessoas no centro do cuidado”, acrescenta Pryscila.

Carla Behr Pitoli, Gerente do Escritório Planetree Brasil, explica que nessa segunda fase é feito de fato a implantação dos ajustes dos processos para o cumprimento dos padrões Planetree.

Segundo a psicóloga e Coordenadora do projeto Planetree do HCI Thayssa Quaglietta, as visitas consistem em avaliações diagnósticas realizadas em dois dias pela equipe Planetree Brasil e são uma venerável oportunidade para identificação de aspectos a serem aperfeiçoados, assim como também para a mensuração de evidências de ações já implementadas dentro desse processo de transformações estruturais e assistenciais nas quais o HCI vem diligenciando.

“O Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa inclui 26 critérios que se expressam em ações de mensuração, implementação e manutenção, baseadas na essência de três palavras: qualidade, compaixão e parceria. Esses critérios são divididos em cinco direcionadores – chamados de Drivers. Já mergulhamos no Drive 1 (criação de estruturas organizacionais que promovam o engajamento), Drive 2 (conexão entre valores, estratégias e ações), Drive 3 (implementação de práticas que promovam parceria) e, agora, estamos no Drive 4 (conhecimento daquilo que realmente importa)”, explica Thayssa lembrando que o próximo e último Drive a ser contemplado é o 5 (uso das evidências para direcionar as melhorias).

“Todos esses direcionadores funcionam de forma interligada e harmônica e a construção das ações em torno deles deverá se dar num contínuo, de modo a reverberar em missão e valores de uma nova cultura organizacional”, finaliza.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.