A eficiência na gestão de contas médicas garante uma série de benefícios à empresa de saúde, desde redução de gastos até a maior satisfação junto ao usuário final. A tecnologia, atualmente, permite otimizar diversos processos e auxiliar no controle de custos e no cumprimento de normas regulatórias.
Diferente do que muitos pensam, a gestão em saúde não está relacionada apenas às questões financeiras. Trata-se do ato de administrar diversos recursos, como tempo, dinheiro, pessoas e processos. A gestão eficiente pode ser aplicada a instituições públicas ou privadas de diversos tamanhos, como hospitais e operadoras de planos médicos.
Ao implementar o processo de gestão eficiente, a instituição passa a garantir que o paciente esteja no centro do cuidado, tornando-se a prioridade na hora de definir os protocolos a serem seguidos. Segundo Marcelo A. Santos, CEO da Carefy, healthtech de gestão e monitoramento de internações, a utilização da tecnologia pode trazer diversos benefícios na gestão de contas médicas. “A transformação digital já é uma tendência mundial em diversos setores. Com a tecnologia, conseguimos trazer mais assertividade para a identificação de inconsistências na conta médica do paciente, por exemplo”, ressalta o executivo.
Existem diversas ferramentas para a otimização do serviço dentro de uma instituição de saúde. Neste cenário, figurando como grande tendência no setor, a Inteligência Artificial (IA), pode ser uma aliada para identificar casos de não conformidade na conta. Com isso, é possível verificar conflitos e evitar gastos excessivos.
De acordo com o executivo, outro ponto que deve ser avaliado para a otimização da gestão de contas médicas é a auditoria. Realizada durante a internação, este processo concorrente busca avaliar a qualidade do serviço assistencial prestado. Para Marcelo, uma maior assertividade nesse processo é primordial para a gestão como um todo.
“As equipes de assistência e de auditoria, quando trabalham de forma integrada, garantem que os dados coletados sejam comparados no processo de gestão de contas médicas. Desta forma, é possível monitorar as internações para eventuais ajustes que aprimorem o atendimento”, pontua.
Além da melhoria de processos rotineiros dentro do hospital, a tecnologia permite uma maior facilidade para que a equipe trabalhe de forma mais ágil e que o gestor possa, de modo mais eficaz, medir a performance do time e identificar a efetividade. A melhoria em todos esses processos burocráticos, afeta todo o sistema, gerando também maior satisfação para o paciente que, conforme mencionado, deve sempre estar no centro do cuidado.