Chapecó (SC) recebe diariamente inúmeros pacientes de municípios próximos e de todo o grande oeste catarinense. Pessoas em busca do diagnóstico preciso e de tratamento eficaz nas mais diversas especialidades da Medicina. Constantemente são disponibilizados novos serviços, técnicas mais avançadas e equipamentos mais modernos, que agilizam procedimentos e melhoram a qualidade de vida da população.
Para atender essa demanda da área da saúde é preciso qualificar profissionais para atuarem de maneira humanizada com qualidade técnica. Pensando nessa necessidade, a Unimed Chapecó e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) firmaram parceria para oferecer à comunidade o Curso Técnico em Enfermagem. Nesta semana, ocorreu a aula inaugural da segunda turma, que conta com 35 alunos, que receberão qualificação técnica gratuita e ainda um estágio remunerado de início imediato. A bolsa de 100% é subsidiada pela cooperativa médica.
O médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti enfatizou que a formação desses profissionais busca o atendimento integral das pessoas, nas mais diferentes fases da vida e também para suprir o déficit da demanda regional desta força de trabalho. “Somos referência em diversas especialidades médicas. Há um campo enorme de atuação e cada vez mais o mercado de trabalho precisará de profissionais capacitados nessa área”, argumentou.
Foresti agradeceu a Unochapecó pela parceria, que viabilizou um curso técnico estruturado com as características da cooperativa médica, que possui acreditação internacional. “Sabemos que o cuidado de enfermagem jamais poderá ser substituído por máquinas. Vocês estão de parabéns por buscarem formação e conhecimento em uma área voltada ao zelo pela saúde de outras pessoas”, expôs.
O reitor e professor da Unochapecó Claudio Jacoski destacou a alegria em dar as boas-vindas aos novos estudantes. “Somos uma universidade de grande porte aqui para a região, formamos mais de 40 mil pessoas que estão espalhadas pelo mundo todo. Temos 50 cursos de graduação, seis programas de mestrados e três doutorados e para sermos completos precisávamos um curso técnico, que agora ofertamos em parceria com a Unimed Chapecó”, comentou.
Jacoski agradeceu pela parceria com a cooperativa médica e afirmou que acredita na força de trabalho da universidade pelo seu histórico ao longo do tempo e por sua contribuição com o desenvolvimento da área da saúde na região. “Ainda temos passos importantes para o futuro desse setor, mas com a convicção de sua constante evolução e de seu crescimento. Estamos formando pessoas para cuidarem de outras pessoas e para nós isso é muito importante como universidade”, destacou.
“Desejo que vocês tenham um período de muito aprendizado e que seja bem aproveitado, que se tornem profissionais éticos e qualificados para trabalhar. Aproveitem toda a estrutura da universidade para ampliar seus horizontes e tenham sucesso em suas escolhas”, orientou a vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner, ao agradecer a confiança depositada na parceria da universidade com a cooperativa médica.
Na aula inaugural a palestra “Enfermagem como prática social e os diversos espaços de atuação profissional” foi ministrada pela professora Caroline Correia, que é docente do curso de Enfermagem da Unochapecó, mestranda da instituição e por muitos anos atuou na Unimed Chapecó.
CURSO TÉCNICO
A formação técnica acontece junto à Unochapecó, sob a coordenação de curso da professora e enfermeira Karen Andrigue. A metodologia engloba aulas teóricas e práticas na universidade e atuação direta na estrutura do complexo Unimed Chapecó.
A aula inaugural da terceira turma do Curso Técnico em Enfermagem está prevista para 9 de maio. A duração do curso é de 20 meses.