Em uma pesquisa realizada pelo BoaConsulta, empresa adquirida pela Pixeon, healthtech brasileira de sistemas de gestão para negócios da saúde, quando comparamos janeiro de 2022 a janeiro de 2021, o aumento de consultas chega a 84%, com a grande maioria agendando teleconsultas com clínicos-gerais. No mundo da saúde, várias tecnologias estão sendo inseridas, de acordo com os avanços da ciência, como novos equipamentos, técnicas, tratamentos, etc, que vêm auxiliando a vida clínica dos profissionais da saúde. Mas não é só no dia a dia hospitalar que os avanços podem ajudar os especialistas.
A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, pode auxiliar muito na marcação de consultas. Deste crescimento nos agendamentos, 35% são feitos fora do horário comercial. As pessoas estão se acostumando a utilizar as tecnologias também para cuidar da saúde.
Outras especialistas que são destaque nas teleconsultas são:
- Cardiologia 2.67%
- Clínica Médica 9.42%
- Dermatologia 4.85%
- Endocrinologia e Metabologia 5.26%
- Gastroenterologia 4.61%
- Geriatria 2.53%
- Ginecologia 4.81%
- Pediatria 5.19%
- Pneumologia 4.64%
- Psicologia Geral 2.84%
“Sabendo que 35% dos pacientes marcam suas consultas fora do horário comercial, ter um agendamento de consultas online pode aumentar o número de pacientes atendidos, já que a IA ficará ativa 24h por dia, 7 dias por semana. Além disso, a experiência do usuário é mais satisfatória, visto que ele pode ter uma visibilidade de todos os horários disponíveis e, assim, agendar o que melhor corresponde à sua realidade, oferecendo assim a diminuição nos casos de cancelamento, já que escolheu o horário mais adequado para se cuidar da saúde”, comenta Felipe Clemente, CEO da Pixeon.
A plataforma do BoaConsulta também utiliza a IA para enviar SMS ou e-mail aos pacientes, lembrando-os das consultas agendadas. Dessa forma a porcentagem de faltas é menor, já que se ele não puder comparecer, pode cancelar e reagendar a consulta. Além disso, a plataforma também disponibiliza que os pagamentos de teleconsultas sejam realizados, digitalmente, por cartão de crédito, fazendo com que o negócio possa vender 24 horas por dia.