O dia a dia do mercado de saúde vai muito além de clínicas, hospitais e laboratórios. As empresas e startups do setor, independentemente de qual sejam seus empreendimentos, veem cada vez mais como fundamental mostrarem-se ao público, tornarem-se conhecidas e apresentarem seus produtos, serviços e soluções para o ecossistema da saúde digital, amplamente em expansão no Brasil e no mundo.
Ciente de tais imperativos, a área de negócios da 4ª edição do Global Summit Telemedicine e & Digital Health, promovida pela Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Transamerica Expo Center, de 4 a 6 de outubro, no formato presencial, apresenta-se como uma ótima alternativa estratégica para possibilitar o encontro com clientes e fornecedores, cuja interação traz um feedback fundamental para sua marca se fortalecer no mercado; promover networking com os principais players do setor; atualizar sobre tendências de mercado; conhecer a concorrência; fortalecer as marcas; realizar novos negócios; além de ampliar o conhecimento com a programação científica rica do evento.
Esta é a visão da Brasil Telemedicina — empresa pioneira, fundada há 12 anos, focada em inovação tecnológica voltada para a saúde com uso de plataformas de telemedicina e presta serviços médicos, psicológicos, nutricionais por meio de plataformas on-line — patrocinadora do Global Summit desde sua primeira edição.
“Encontramos no Global Summit a oportunidade de discutir, revelar e interagir com todos os grandes players, estudiosos e investidores no setor de tecnologia digital na saúde. Esta é sempre uma oportunidade de ver e ser visto no ecossistema da saúde”, destaca Carlos Camargo, diretor-executivo e médico da Brasil Telemedicina.
Ele aponta que o mercado de saúde digital no Brasil e no mundo está em intenso crescimento e o que estamos vendo, agora, no setor é apenas a ponta do iceberg.
“Novas tecnologias estão surgindo diariamente e rapidamente tudo ou quase tudo será incorporado ao digital. E agora que estamos vencendo a pandemia de Covid19, poderemos novamente estar próximos de todos aqueles que são empreendedores engajados na mesma luta e podemos mostrar detalhadamente nossos propósitos na saúde digital”, afirma Camargo, ressaltando a relevância de participar do GS 2022.
“A divulgação e a discussão da saúde digital em nosso país, a presença contínua e forte da APM neste evento fortalece a luta para implantação de importantes inovações no ecossistema da saúde”, salienta o executivo.
Para Ana Carolina Lucchese, diretora de Marketing e Novos Negócios da Tuinda Care — startup de healthtech, focada em soluções de telemedicina e cuidado a distância, distribuidora da tecnologia TytoCare no Brasil, uma ferramenta inovadora e com tecnologia de ponta para realização de exames físicos remotos, que permite diagnósticos precisos e prescrições seguras à distância, conectando o médico ao seu paciente, sem limite de espaço geográfico, com excelência no atendimento —, o mercado de saúde digital evoluiu muito nos últimos dois anos, especialmente em função das restrições impostas pela pandemia.
“O que vemos hoje é um amadurecimento das empresas na adoção de modelos de atendimento pensados a partir das possibilidades que o digital abre. Não estamos mais na fase de tentativa e erro, especialmente no Brasil, quando as instituições de saúde saíram correndo para implementar ferramentas digitais, adaptando os processos já existentes sem ter muita certeza de como seria a adoção e os resultados disso. Agora, temos muitos modelos testados e comprovados, e podemos ver claramente as vantagens de se utilizar uma combinação de atendimentos virtuais e presenciais”, garante Ana Carolina.
Para ela, o Global Summit reúne uma combinação única de empresas que atuam na saúde e no segmento de tecnologia em saúde, trazendo de um lado as soluções mais inovadoras que existem e, de outro, as empresas que estão buscando implementar essas inovações em suas operações.
“Este é o ambiente certo para quem busca boas parcerias e negócios. E o evento voltando a ser presencial permite nos conectarmos diretamente com o nosso público, o que é importante quando falamos de um produto tão inovador e que as pessoas nem sempre entendem como funciona. Esperamos poder apresentar nossos produtos aos que ainda não o conhecem, e demonstrar todas as suas funcionalidades ao vivo”, comenta a diretora da Tuinda Care, parceira do Global Summit desde sua criação em 2020.
“Desde então os eventos nos têm trazido boas conexões e visibilidade, bem como uma oportunidade para divulgar os cases de sucesso da adoção da tecnologia no país por nossos parceiros”, revela Ana Carolina, que ainda aponta o GS com um importante difusor de novas tecnologias e de conhecimento sobre o mercado de telemedicina e saúde digital, por meio da sua programação científica relevante.
Mercado em evolução
Por conta da pandemia de Covid-19, os avanços no mercado de saúde digital, telemedicina e telessaúde foram extremamente significativos não apenas no Brasil, mas na América Latina, onde a DOC24 — empresa que oferece soluções versáteis em telemedicina com base na inovação tecnológica e cujo objetivo é melhorar o acesso à saúde em todas as regiões, acompanhando e promovendo a transformação digital de empresas, instituições de saúde, operadoras de saúde, seguradoras, setor público e outras organizações, com uma visão global e abrangente — tem forte atuação.
Segundo Fernando Muraro Ferrari, diretor-geral da DOC24 no Brasil, a organização saltou de 3 mil consultas mensais para 200 mil atendimentos/mês.
“É um mercado em constante movimento e evolução, não apenas no que diz respeito à tecnologia da teleconsulta, mas todos os recursos incorporados aos atendimentos remotos e sob a ótica da aceitação, tanto de médicos quanto de pacientes na utilização de novas tecnologias”, revela Ferrari, que aponta o Global Summit como o maior evento sobre telemedicina da América Latina, por apresentar as soluções atuais e as principais tendências para o futuro do setor.
“Participamos do Global Summit desde a primeira edição, em 2019. Com o retorno do evento presencial, apostamos em uma maior visibilidade e interação entre os expositores, palestrantes e o público para o compartilhamento de ideias e, principalmente, fechamento de negócios. A participação da DOC24 no GS 2022 é estratégica. Pretendemos fazer alianças e parcerias longevas para contribuir para que o ecossistema da saúde continue sustentável”, aposta Ferrari.
Opinião reiterada por Cadu Lopes, CEO no Brasil da Doctoralia e TuoTempo — empresas do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo, presente em 13 países, responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas/mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes, com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana.
“O patrocínio ao Global Summit é uma forma de a Doctoralia e a TuoTempo se aproximarem dos clientes, ampliar o conhecimento sobre as novidades relacionadas aos serviços de outros players do segmento e contribuir para os debates sobre o uso da tecnologia na promoção à saúde”, afirma Lopes.
Ele acredita que não vai demorar para que a telemedicina, de fato, seja regulamentada em razão dos benefícios que essa tecnologia proporciona, como a ampliação do acesso à saúde.
“Na Doctoralia, temos aprimorado cada vez mais o nosso produto, acrescentando novos módulos e funcionalidades para a telemedicina e tornando a ferramenta cada vez mais segura do ponto de vista da Lei Geral de Proteção de Dados. Temos o compromisso de atuar ativamente na democratização da saúde e de contribuir com ensino e auxílio aos profissionais de saúde para que a ferramenta seja utilizada da melhor forma possível”, garante o CEO, que afirma que a volta do Global Summit no formato presencial proporcionará mais interação entre os principais representantes e lideranças do setor.
“A nossa participação no GS 2022 permitirá estabelecer novas conexões e fortalecer uma rede de relacionamento, além de contribuir para o posicionamento da companhia no setor de saúde. Queremos amplificar a visibilidade e fortalecer a reputação das marcas como inovadoras e focadas na jornada de cuidado das pessoas”, ressalta.
Lopes ainda destaca que o Global Summit tem uma grande relevância por fomentar debates sobre inovação e cuidados de saúde dentro de um ecossistema que reúne diferentes players. “O evento é uma oportunidade para a troca de expertises e novas parcerias, juntando os potenciais de cada empresa, para a busca de novas soluções em saúde e de iniciativas que aumentarão a qualidade de vida das pessoas”, conclui.
Global Summit Telemedicine & Digital Health
Maior e mais relevante encontro sobre telemedicina e saúde digital da América Latina, com quatro dias de duração, o Global Summit, uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com o Transamerica Expo Center, reúne especialistas internacionais e nacionais para debater as tendências que estão transformando o mundo da saúde.
A programação, focada em conteúdo, experiências e negócios, inclui temas em telemedicina e saúde digital de interesse para médicos, profissionais, instituições e entidades de saúde, indústria e governo, entre outros.