Quatro cadeiras de rodas foram adquiridas pela campanha “Eu Ajudo na Lata” e doadas, nesta semana, para entidades pela Unimed Chapecó. A iniciativa da Unimed Brasil promove a inclusão e a acessibilidade, além de retirar do meio ambiente um produto de difícil decomposição como os lacres de alumínio. O valor da venda dos lacres é revertido na compra de itens de acessibilidade, tais como cadeiras de rodas, muletas e próteses.
De acordo com o médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, quem faz a doação se sente bem porque está beneficiando famílias que não tem possibilidades financeiras de adquirir uma cadeira de rodas. “Esse é um projeto maravilhoso realizado em todo o Brasil e que beneficia milhares de pessoas. Em Chapecó pretendemos deixá-lo cada vez mais robusto para chegarmos nos próximos ciclos com mais entregas”, destacou.
A assistente social da cooperativa médica, Vanessa da Rosa, relatou sobre os objetivos da campanha e como é realizada a destinação dos itens de acessibilidade. “Nós dependemos de todos os parceiros que auxiliam na coleta e na doação dos lacres. Eles são os incentivadores e potencializam a divulgação da campanha. Após a venda desses lacres ocorre uma reunião com todos os parceiros para prestação de contas e escolha coletiva de qual a entidade será beneficiada”, comentou. Foram contempladas com as cadeiras de rodas: APAE de Coronel Freitas, APAE de Ipuaçu, Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) e Sicoob MaxiCrédito.
A bióloga da cooperativa médica, Naiara Olga Lusa, explicou o porquê da coleta dos lacres. “São peças pequenas, fáceis de serem perdidas ou desprendidas das latinhas e nem sempre são destinados para reciclagem. Outro detalhe é que possuem valor comercial inferior ao da latinha. Também temos o cuidado de não influenciarmos na atuação dos catadores de materiais recicláveis”, expôs.
IMPACTO NA COMUNIDADE
A diretora da APAE de Coronel Freitas, Angélica Bort, enalteceu que a campanha é realizada com o suporte de todo o município. “Viramos um ponto de coleta e outras entidades também auxiliam. Vemos que essa iniciativa tem uma importância gigantesca porque todos abraçaram essa proposta. Estamos bem felizes com o resultado”, comentou. Angélica relembrou que já chegaram a entregar 120 litros de garrafas pet (de 2 litros) com lacres.
De acordo com a coordenadora de marketing do Shopping Pátio Chapecó, Cristiane Andretta, a campanha é muito válida tanto na questão ambiental quanto social. “Aproveitamos o fluxo de pessoas, que circulam diariamente, para sermos um ponto de coleta. Assim, incentivamos para que eles façam sua doação e auxiliem outras pessoas que necessitam desses itens de acessibilidade”. A gerente geral Tatiana Kerkhoff complementou que participam do projeto colaboradores, lojistas e clientes.
A diretora administrativa da FALB, Sonara Ramos e a educadora ambiental Darcivana Squena, destacaram a importância da campanha que alia a destinação correta dos lacres com a inclusão e a acessibilidade. “Em 2021 doamos mais de 800 quilos de lacres, essa quantidade expressiva representa um reflexo da conscientização e do trabalho que realizamos na cooperativa, do empenho de todos em colaborar com a proposta e da sensibilização realizada pelo programa Atitude Agora”, analisa Darcivana. Segundo Sonara, a Fundação já recebeu cinco cadeiras que foram doadas para beneficiários em todo o território nacional. “Priorizamos colaboradores, seus familiares ou entidades parceiras que tenham necessidade no momento”, argumentou.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
No Brasil, a campanha está na décima edição anual. Até 2021 foram doados 1.387 itens de acessibilidade e recolhidos mais de 408 milhões de lacres. Em Chapecó, a campanha é realizada por metas, por isso está na 25ª edição, com a doação de mais de 100 cadeiras de rodas.
– 21ª edição: período de arrecadação foi de dezembro/2020 a janeiro/2021 e resultou em 215 quilos de alumínio;
– 22ª edição: período de fevereiro a abril/2021 com arrecadação de 168 quilos de alumínio;
– 23ª edição: período de maio a agosto/2021 com a coleta de 318 quilos de alumínio;
– 24ª edição: período de setembro a outubro/2021 com arrecadação de 377 quilos de alumínio.
Foram parceiros da campanha: Hemosc, Fundação Aury Luiz Bodanese, Sicoob MaxiCrédito, APAE de Coronel Freitas, APAE de Ipuaçu, Aurora Coop, Clínica Renal Oeste, Hectra Negócios Contábeis e Lions Clube Chapecó Integração.