Entre os dias 20 e 21 de maio ocorrerá a quarta edição do LAG-CLL (Latin American Group on Chronic Lymphocytic Leukemia Meeting), evento promovido pela ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular).
Criado pelo interesse que a LLC (Leucemia Linfocítica Crônica) regional e outras doenças linfoproliferativas relacionadas despertam em pesquisadores, o encontro será 100% virtual e, como na edição anterior, realizada em 2018, tem como principal objetivo promover a troca de informações e fomentar a colaboração entre líderes internacionais, médicos e cientistas.
Neste ano, mais de 350 participantes, de 20 países, participarão do evento, que contará com oito sessões científicas com 14 tópicos e 12 resumos latino-americanos; uma conferência especial; nove painéis de discussão ao vivo e três simpósios corporativos.
“Dentre os assuntos, será abordado o estado da arte da biologia e do tratamento da LLC, pós os recentes congressos internacionais, incluindo o XIX International Workshop on CLL”, explica o hematologista, Dr. Carlos Chiattone, que presidirá o encontro, ao comentar que esta é uma excelente oportunidade para que profissionais de diferentes países discutam projetos em conjunto.
“Este é um evento muito especial, pois é organizado em conjunto com o IWCLL (International Workshop on CLL), entidade que reúne os líderes internacionais de maior relevância em Leucemia Linfocítica Crônica, permitindo contato direto e ‘intimista’ entre os especialistas, não apenas para uma atualização científica, mas também para se discutir as peculiaridades do tratamento em países com menos recursos.”
História
A primeira edição do LAG-CLL ocorreu em 2013, em Punta Del Este, no Uruguai. Denominado Encontro Ibero-Americano sobre a LLC foi presidido pelo Dr. Guillermo Dighiero. O segundo foi em São Paulo, em 2016, também presidido pelo Dr. Carlos Chiattone e, o terceiro, ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, em 2018, a cargo do Dr. Fermando Bezares.
Informações: site