Com centro de reabilitação próprio, residência médica e referência em ortopedia e traumatologia, o Hospital Alvorada, de São Paulo (SP), se destaca no que se refere à cirurgia robótica, e celebra o 100º procedimento da especialidade realizado na instituição.
Desde outubro de 2021, o sistema robótico Mako traz inúmeras conquistas ao hospital, auxiliando em procedimentos de prótese total de quadril, prótese total de joelho e prótese unicompartimental de joelho.
A indicação cirúrgica pode ocorrer em pacientes acima dos 60 anos, que apresentam quadro de osteoartrose do quadril ou do joelho, osteonecrose da cabeça do fêmur, osteonecrose ao nível do joelho, gonartrose, entre outros.
Os benefícios cirúrgicos são muitos, pois possibilita um menor números de lesões de partes moles, menor ressecção óssea, aumenta a precisão na colocação dos implantes das próteses, tempo cirúrgico semelhante ao da cirurgia convencional, além de traz menor dor no pós-operatório, o que possibilidade uma reabilitação mais rápida, menor tempo de internação, menor utilização de UTI.
O coordenador da Ortopedia e Traumatologia da Rede Americas, Dr. Osvaldo Pires, destaca que o auxílio do braço robótico Mako traz reprodutibilidade dos resultados dos cirurgiões juntamente com um resultado melhor para os pacientes. “Diante dos resultados, a tecnologia nos permite um aumento de procedimentos. O Mako permite realizar uma cirurgia menos invasiva, logo uma recuperação mais rápida, com menos restrições e menor tempo de reabilitação e fisioterapia”.