O curso acontecerá de agosto a setembro (dias 16, 18, 23, 25 e 30 de agosto e 01, 13, 15, 20, 22 e 27 de setembro), coordenado por professor mackenzista e ministrado por professores nacionais e internacionais. A formação é oferecida pelo programa Exchanging Hemispheres, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.
O objetivo do curso é promover a atualização de médicos, acadêmicos e outros profissionais da área da saúde sobre o hipotiroidismo, abordando aspectos como fisiopatologia, diagnóstico, clínica e tratamento da doença, além da importância do tratamento para a qualidade de vida dos pacientes. Tópicos especiais incluem hipotiroidismo neonatal, na infância e adolescência, hipotiroidismo central e futuro do tratamento do hipotiroidismo.
As aulas serão ministradas pelo professor Antonio C. Bianco da Universidade de Chicago, ex-presidente da Sociedade Americana de Tireoide, e outros especialistas em doenças da tireoide.
“O tratamento dos pacientes com hipotiroidismo tem recebido muita atenção nos últimos anos em vista de um grande número de reclamações por parte de um número substancial de pacientes. Essa insatisfação levou a realização de novas pesquisas nessa área. Além disso, uma série de novos estudos prospectivos a respeito do hipotiroidismo gestacional foram publicados”, explica Bianco.
A perspectiva é que os alunos estejam habilitados com os avanços nesta área de tratamento, sobretudo em tópicos mais controversos, como tratamento de pacientes gestantes com TSH borderline, e tratamento com hipotiroidismo subclínico.
Ao final do curso, será concedido aos participantes um certificado de 32 horas. E, para alunos mackenzistas, será oferecido um ponto nos programas de Mobilidade Acadêmica da COI. A formação acontecerá de forma remota, com vagas limitadas.