Com um olhar solidário e como forma de apoiar mulheres que estão passando pelo processo de tratamento delicado do câncer, o Costurando Sonhos Brasil lança, neste ano, a segunda edição da Campanha “Para Além do Outubro Rosa”. E iniciou, na quarta-feira (10), uma campanha de arrecadação com o objetivo levantar recursos para a confecção dos lenços que serão doados, no mês de outubro, para mulheres que estão em processo de tratamento oncológico. Ao todo serão produzidos 20 mil lenços, que serão entregues em hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o G10 Favelas e a Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP).
“Sabemos que o lenço é considerado um símbolo do empoderamento feminino durante todo o período de tratamento. Pensando nisso, queremos apoiar mulheres que estão passando por esse momento tão difícil e delicado e engajá-las na campanha. E ao mesmo tempo, estaremos contribuindo com o trabalho para as costureiras que produzirão os lenços. E neste ano, queremos ultrapassar a meta anterior de 5 mil e entregar 20 mil lenços para que mais mulheres que se encontram em processo oncológico possam receber essa demonstração de apoio e acalento que é tão importante para elas”, afirma Suéli Feio, uma das fundadoras da Costurando Sonhos Brasil.
A estampa do lenço foi desenvolvida pela designer Rachel Hoshino. O desenho é composto por flores, para honrar a força da mulher; estrelas, para premiar a luta contra o câncer; e pavões, para falar da beleza de cada uma. A combinação das cores foi pensada de modo especial: o rosa representa o amor, o vinho, o feminino e o laranja, o calor.
De acordo com Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas, a instituição tem apoiado mulheres desde o início de sua formação. A maioria das iniciativas que integram o bloco de líderes é voltada para o fortalecimento e empoderamento feminino por meio de capacitação, independência financeira e saúde da mulher. “Muitos dos projetos que fazem parte do G10 Favelas são liderados por mulheres. Temos um papel importante nessa causa, que é apoiar e conscientizar a população sobre os cuidados preventivos contra o câncer com ações e campanhas. Este é o segundo ano consecutivo que promovemos a campanha para ‘Além do Outubro Rosa’ porque sabemos da importância dessa ação para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, sobretudo das que estão em tratamento de câncer”, afirma Gilson.
O Costurando Sonhos Brasil tem como propósito apoiar mulheres, independentemente de qualquer circunstância. Pensando nisso, com o apoio de parceiros como o G10 Favelas, a Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP) e a designer Rachel Hoshino, a iniciativa tem se juntado, anualmente, à campanha Outubro Rosa, que visa incentivar, no mês-título, a prevenção e o diagnóstico precoce, que nem sempre é acessível, tanto do câncer de mama quanto do câncer de colo de útero para realizar a ação. E conta com a contribuição de todos aqueles que queiram somar forças, empresas e pessoas físicas, na luta contra o câncer. Para contribuir com a campanha, basta fazer uma doação pelo PIX: 44.540.121/0001-00.
Instituições que receberão os lenços:
PARANÁ – Hospital Pequeno Príncipe
SÃO PAULO – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) do Hospital São Camilo,
Hospital Pérola Byington, Hospital das Clínicas e AMA Paraisópolis.
RIO DE JANEIRO – INCA Hospital do Câncer
MINAS GERAIS – Santa Casa (BH), Instituto Mário Penna / Hosp. Luxemburgo
DISTRITO FEDERAL – Instituto do Câncer de Brasília (instituição filantrópicas sem fins lucrativos)
PERNAMBUCO – Hospital do Câncer, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP
RIO GRANDE DO NORTE – Liga Contra o Câncer
PARAÍBA – Hospital Napoleão Laureano, Hospital da Paraíba
MARANHÃO – Hospital do Câncer
PARÁ – Hospital Barros Barreto, no Pará