O Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan realizou uma sessão de arte gestacional para pacientes internadas por longos períodos. A iniciativa foi desenvolvida como método de relaxamento para gestantes que enfrentam quadros clínicos de alto risco.
“A arte gestacional revela um momento de descoberta e conexão entre mãe e filho. Ao realizar um desenho da exata posição em que o bebê se encontra na barriga, a mãe passa a entender os movimentos do bebê e o vínculo entre eles é potencializando”, explica Ana Beatriz de Oliveira, doula voluntária da unidade, responsável pela elaboração e prática da arte.
Milene Silva, grávida de gêmeos, destaca o que sentiu ao participar da sessão de arte. “É uma mistura de emoções. Como estou na unidade há um tempo, às vezes fico ansiosa para o parto. A pintura ajudou a me acalmar e focar nos meus filhos”, revela a jovem.
A atividade representa uma forma de reduzir o estresse causado pela hospitalização. Quando a gestação é considerada de risco, é natural que as mães apresentem ansiedade e receio, e em meio a esse momento de fragilidade, a arte gestacional entra em cena como forma de acolhimento. Outro benefício é o estreitamento de vínculo entre a gestante e a doula.
“A participação da doula nesse momento é muito importante. Somos responsáveis por apoiar o processo físico, informacional e emocional das mulheres durante o pré-parto, parto e pós-parto em geral. Assim, garantimos que a gestante seja atendida da forma mais respeitosa, atualizada e humanizada”, ressalta Ana Beatriz.
Em junho deste ano, o Materno-Infantil de Barcarena formou a primeira turma do programa “Doula: da gestação ao abraço”, idealizado pela Pró-Saúde, gestora da unidade. O curso capacitou 15 voluntárias para atuar como doulas no hospital, que fica no interior paraense e presta atendimento de média e alta complexidades para gestantes de alto risco.
A unidade é a primeira da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde). A certificação é conferida aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.