Saúde, tecnologia, comunicação e políticas públicas estarão em discussão no seminário Saberes e Tecnologia Salvando Vidas

A Associação de Prevenção do Câncer na MulherASPRECAM promove, no dia 5 de outubro, o Seminário Saberes e Tecnologia Salvando Vidas. O evento acontecerá no P7 Criativo, em Belo Horizonte (MG), e vai reunir representantes da saúde, da sociedade civil e do poder público com o objetivo de compartilhar conhecimento e propor soluções que possam melhorar a jornada das pacientes com câncer de mama no SUS no Brasil.

A programação será dividida em três painéis e, durante todo o dia, especialistas vão discutir a saúde pública no Brasil, tecnologias para o diagnóstico oncológico, voluntariado, comunicação na saúde e outros tópicos relacionados à atenção da mulher e à prevenção e tratamento do câncer de mama.

Alguns dos convidados confirmados:

  • Thadeu Provenza, mastologista e cirurgião plástico
  • Annamaria Massahud Santos, presidente da Sociedade Brasileira da Mastologia
  • Márcia Andrade Carmo Azevedo, gerente de Economia Criativa da Fiemg
  • Thiago Farina Matos, conselheiro de Advocacy do Instituto Oncoguia
  • André Menezes, da Baanko
  • Diego Ferreira, da Rede Cidadã

Outro momento importante do seminário Saberes e Tecnologia Salvando Vidas será o lançamento da Rede Mamamiga Tech, uma rede tecnológica formada por sistema multimídia acoplado a um simulador da glândula mamária feminina contendo as principais alterações a serem encontradas na apalpação do exame clínico e do autoexame das mamas. Esse sistema se encontra conectado por meio da internet a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com objetivo de gerar ensino continuado a distância e, concomitantemente, mobilização social na área do câncer de mama.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Roche, Sebrae, Senai e Cefet-MG é a evolução do modelo didático que foi criado no ano 2000 e distribuído em espaços públicos e privados do país.

O projeto que deu origem à Rede Mamamiga Tech teve início em 1984 na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte. O Progr­­ama de Prevenção do Câncer de Mama, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e sob coordenação do mastologista e cirurgião plástico Thadeu Provenza, implantou um sistema de informação que resultou na criação de um extenso banco de dados e no Busca Ativa, programa de monitoramento dos casos de câncer de mama em Minas Gerais.

A plataforma estará disponível para o serviço público de saúde, hospitais e consultórios particulares em 2023. Para saber mais, é só acessar o site da Mamamiga.

As inscrições para o Seminário Saberes e Tecnologia Salvando Vidas já estão abertas na Sympla. Serão oferecidas vagas presenciais e para participação online.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.