O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país. O risco estimado é de 61,61 casos por 100 mil mulheres.
A coach Gisele Gengo descobriu, em julho de 2017, que estava com câncer de mama. Ao longo do seu tratamento no A.C.Camargo, ela decidiu compartilhar essa experiência com outras pessoas. Ela foi para a internet contar sua história, é coautora do livro “Meu legado.com” (Literare Books International) e criou o Instituto OncoSuperação.
Assim, o Instituto OncoSuperação nasce do propósito de levar apoio emocional e cognitivo a mulheres que passam pelo tratamento de câncer de mama, por meio treinamento e coaching fundamentados na psicologia positiva, com o intuito de ensinar a arte da ressignificação, como forma de vislumbrar novas formas de enxergar o mundo, possibilitando o florescimento pelo amor.
“O projeto nasceu depois de muito aprendizado como paciente e familiar de paciente oncológico vivenciando os mais diversos tipos de câncer, em conjunto com a minha paixão por desenvolvimento humano, especialização em psicologia positiva e uma carreira de 25 anos como empresária”, explica Gisele.
Segundo a especialista em humanização hospitalar e idealizadora do projeto, a Metodologia Superação tem o propósito de expansão de consciência baseada em abordagens práticas para o florescimento do ser humano e gerar prosperidade nas suas áreas do bem-estar, a favor da humanização da medicina e apoio a pacientes durante o tratamento de câncer.
O projeto, que leva apoio emocional a mulher com câncer de mama, visa a virtude de Humanidade que ajuda na força dos relacionamentos de apoio como parte fundamental nos processos de superação. São utilizadas técnicas da psicologia positiva para auxiliar no processo de ressignificação dos eventos do cotidiano vivido pelas pacientes. A psicologia positiva estuda os efeitos da positividade e se propõe a mudar a perspectiva de pensamento e comportamento, por meio das emoções e relações positivas, auxiliando a ressignificar os pensamentos ou considerações. “E assim essas técnicas podem tornar a vida mais leve e equilibrada”, afirma a Gisele Gengo.
Entre os benefícios do programa, estão:
- Ampliação de consciência, por meio do autoconhecimento;
- Clareza na identificação de valores;
- Entendimento de propósito e prioridades;
- Aumento de autoestima;
- Maior facilidade na formulação de sonhos e prioridades;
- Autogerenciamento por meio do planejamento;
- Aumento de resiliência;
- Desenvolvimento de perspectiva e esperança;
- Aumento no sentimento de autorrealização;
- Aumento no sentimento de satisfação com a vida;
- Entendimento e clareza sobre o próprio legado;
- Desenvolvimento de foco e atenção plena;
- Harmonia e equilíbrio nos relacionamentos interpessoais;
- Facilidade em resgatar e vivenciar emoções positivas.
A Metodologia Superação, utilizada no projeto, é definida da seguinte forma:
S – Ser Humano e os Sonhos
U – União e Engajamento
P – Planejamento
E – Energia e emoções positivas
R – Relacionamentos e Comunicação
A – Autonomia na solução de problemas
R – Ressignificação Emocional
AÇÃO – Orientado a ação, construção de uma mente outlier e senso de autoresponsabilidade.
Quem pode participar?
Mulheres que estejam passando pelo tratamento de câncer de mama em qualquer fase tratamento, que possuam vontade aprender como superar os desafios para florescer e possam disponibilizar duas horas todas as semanas para elas próprias.
Como funciona?
Cada participante será formada na metodologia Superação, se tornando uma Agente de Superação. São 30 horas de treinamento, distribuídos em 30 encontros de 1h30 e mais 30 horas de sessão de coaching individualizada. É totalmente gratuito.
Mais informações e participação no projeto: mentoring4you.com.br/oncosuperacao
Instagram: @instituto_oncosuperacao