Órion Complex realiza ações de conscientização e live nesta terça-feira sobre doação de órgãos

Nesta terça-feira, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e para incentivar a prática, foi atribuída a cor verde ao mês de setembro. O número de doadores de órgãos em 2021 foi 4,5% menor que o registrado em 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto), divulgado em março. A taxa de doadores efetivos por milhão de pessoas da população (pmp), que tinha atingido 15,8 pmp em 2020, caiu para 15,1 pmp no ano passado.

Para alertar as pessoas sobre a importância do assunto, o Órion Complex realiza nesta terça-feira (27) ações para ressaltar o setembro verde. Ao longo do dia, as pessoas que passarem pelo hall entre as recepções do centro clínico receberão folders e adesivos explicativos sobre a campanha, além de brindes de patrocinadores. À noite, às 20h, acontece uma live sobre o tema no perfil do complexo no Instagram (@orioncomplex) e no YouTube do Órion Complex (youtube.com/orioncomplexgoiania). O bate-papo será conduzido pela gastroenterologista e hepatologista Patrícia Borges e pelo cirurgião do aparelho digestivo Claudemiro Quireze Júnior.

Um dos obstáculos para o incremento de transplantes é a recusa das famílias. O índice de rejeição da doação de órgãos por familiares está em 38,4%. Entre os motivos dessa postura, o Ministério da Saúde aponta a falta de conhecimento sobre a importância dessa prática. “As ações que estamos realizando no Órion visam esclarecer sobre os transplantes de órgãos, queremos conscientizar sobre a importância dessa doação. Cada família que aceita doar os órgãos do seu ente querido pode ajudar, pelo menos, oito vidas”, destaca a médica Patrícia Borges.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.