Foram realizadas em 2 de outubro, no Hospital São Lucas Ribeirania, 10 vasectomias em pacientes do SUS, que estavam na fila de cirurgias eletivas, que ficaram represadas desde antes da pandemia. Segundo o Dr. Raphael Henrique Ferreira Santos, urologista que realizou as cirurgias, a idade média dos pacientes beneficiados na ação é de 35 anos e eles estavam na fila para realizar os procedimentos há cinco anos.
O Mutirão de Cirurgias é uma iniciativa realizada em todo o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e o Hospital São Lucas Ribeirania, aderiu ao mutirão como instituição privada pactuada com o Estado, via DRS XIII. Até dezembro serão realizadas no Hospital São Lucas Ribeirania cerca de 50 cirurgias, nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral.
“A nossa adesão ao Mutirão é uma importante contribuição do Grupo São Lucas para a população de Ribeirao Preto que não tem acesso ao sistema de Saúde Complementar e também ao sistema Público de Saúde (SUS). Como serviço de saúde que atua na cidade há mais de 50 anos não poderíamos ficar ausentes deste chamamento”, destaca Felippe Messias, diretor do Hospital São Lucas Ribeirania.
Com investimento no valor de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual, o Governo do Estado disponibilizou, para o Mutirão, 54 mil cirurgias ao SUS em sete especialidades diferentes e vai pagar o dobro da tabela SUS para os prestadores de serviços.
O Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania, Hospital São Lucas Especializado, São Lucas Medicina Diagnóstica e o Centro de Especialidades Médicas São Lucas, compõem o Grupo São Lucas de Ribeirão Preto. O Grupo é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde, que agrega mais de 30 hospitais e clinicas, em sete cidades do país.