Outubro Rosa: Grupo São Lucas e Hospital Care promovem ação para conscientizar mulheres sobre prevenção do câncer de mama

O Grupo São Lucas e a Hospital Care promovem no mês de outubro a Campanha Outubro Rosa com alerta e orientações sobre algo que deve ser feito durante todo o ano: o autocuidado através de visita periódica ao médico e a realização de exames como mamografia e check-up, cuidados fundamentais para o diagnóstico precoce de várias doenças como câncer de mama. As fachadas do São Lucas e do Ribeirania foram iluminadas de rosa, para destacar a importância da data e propiciar reflexão sobre o assunto.

“A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas, boa alimentação e exames periódicos para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. Os profissionais querem reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente no diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, destaca o Dr. Davidson Alvarenga, G.O. e Coordenador da Maternidade São Lucas Ribeirania.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. É causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.