A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo apresentou, em 19 de outubro, o documentário “Antes do Prato”, produzido pelo Greenpeace. O evento aconteceu na Unidade Granja Viana e promoveu o lançamento do filme para o público interno da instituição.
A produção, de 55 minutos, aborda quatro projetos que valorizam a agroecologia, a partir das vivências daqueles que protagonizam a produção e o acesso a alimentos saudáveis enquanto preservam a natureza.
Com base em uma intensa mobilização social para combater a fome e promover a saúde da população brasileira e diante de uma profunda crise ambiental, sanitária e política, as histórias retratam como a agricultura familiar e a agroecologia vêm criando pontes entre a cidade e o campo.
Um dos destaques foi a Horta Urbana da Rede São Camilo, a primeira horta hospitalar do Brasil com o selo IBD (IBD Certificações), certificadora líder da América Latina de produtos orgânicos.
O projeto teve início em março de 2020 na unidade Granja Viana, em parceria com o Instituto Kairós, tendo como um dos pilares o estímulo à alimentação saudável. Assim, todos os alimentos cultivados no espaço são utilizados no preparo das refeições de pacientes e colaboradores e beneficia todas as unidades da Rede em São Paulo.
“É motivo de muito orgulho estarmos entre os quatro trabalhos selecionados pelo Greenpeace para ser exibido em rede nacional. A nossa horta vem beneficiando diversas pessoas, sem agredir o meio ambiente”, afirma a CEO da Rede de Hospitais São Camilo de SP, Dra. Aline Thomaz.
Após a exibição da obra, o público também pode participar de uma mesa redonda, que contou com a presença de João Padula e Ana Flávia Badue do Instituto Kairós, e Adriana Charoux, do Greenpeace.
O Superintendente da Rede de Hospitais São Camilo, Padre Antônio Mendes, Dra. Aline Thomaz e a nutricionista Tatiana Bononi também contribuíram para as reflexões sobre o tema.
Já em organização para o seu lançamento nacional, em breve, a obra estará disponível para todos os interessados.