O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (SP), sob gestão da Famesp, vai comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) com a convocação de uma ‘seleção de heróis’ doadores de sangue para homenagens, doações e um lanche especial. Na ocasião, a unidade receberá uma decoração relativa à participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, em busca do Hexacampeonato, com as cores verde e amarela. A ideia visa melhorar o estoque de bolsas de sangue durante a realização da copa do mundo, provisionando para um período que historicamente tem baixo comparecimento de doadores em razão de viagens de férias e festas.
“Neste ano estamos lançando essa campanha durante a copa do mundo e pedindo a todos que entrem no campo da solidariedade com a gente, vindo até o Hemonúcleo fazer sua doação”, comenta Valeria Coltri, assistente social da unidade. Tanto a decoração verde e amarela como o lanche especial foram viabilizados com o apoio do setor de Nutrição do Hospital de Base e por meio de parcerias com o Rotary Clube Vitória Régia, Confiança Supermercados, Praça Brasil Salgados, Padaria e Confeitaria Copacabana e Sorvetes Pinguim. Os doadores de sangue mais assíduos receberão certificados e um presente do Hemonúcleo.
Requisitos para doar sangue
Para doar sangue é preciso:
• Ter 16 anos;
• Ter peso igual ou superior a 50 kg;
• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
O atendimento nos demais dias é de segunda a sexta, das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h. Não há atendimento aos domingos e feriados. O telefone para contato é (14) 3231-4771. Para minimizar os riscos de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19), a unidade oferece a opção de agendamento para doação de sangue, que pode ser realizado pelo mesmo telefone, no horário de atendimento.