Vera Cruz Hospital vai monitorar pacientes pós-Covid-19

Foto: Matheus Campos

O Vera Cruz Hospital é a primeira unidade hospitalar da RMC – Região Metropolitana de Campinas (SP) a oferecer monitoramento e reabilitação especializada para pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Um ano depois do surgimento dos primeiros casos do novo Coronavírus, especialistas ainda tentam entender os efeitos da doença sobre o corpo e por quanto tempo eles podem permanecer.

O novo Centro de Cuidado Pós-Covid, que iniciou os atendimentos na quinta-feira (22), visa garantir qualidade de vida às centenas de pessoas que passaram pelo Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde e demais unidades do grupo, bem como quaisquer outros pacientes que possuam planos de saúde credenciados ao sistema Vera Cruz.

Pesquisas recentes apontam a presença de sintomas persistentes, mesmo após a infecção da Covid-19, que podem permanecer por até 9 meses ou mais. Os principais sintomas prevalentes são: fadiga, dor de cabeça, dificuldade de atenção, perda de cabelo, dificuldade para respirar, diminuição persistente de perda do paladar e olfato, aparecimento de exacerbação de alterações psiquiátricas e psicológicas, arritmias cardíacas e alterações gastrointestinais.

Espaço exclusivo

A descoberta dos sinais da Covid Longa indica a necessidade de rastreamento entre os casos da doença para detectar prováveis consequências e da elaboração de um programa de reabilitação, que deve incluir uma equipe multidisciplinar especializada. Visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes pós-Covid e a redução dos sintomas persistentes, o Vera Cruz Hospital implantou o Centro Integrado de Cuidado Pós-Covid para a realização do acompanhamento de ex-pacientes que tiveram o diagnóstico da Covid-19. A estrutura funcionará na unidade de Medicina Diagnóstica (Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 216, no Jardim Chapadão).

O acompanhamento dos pacientes positivos para infecção Covid-19 será realizado pela Central de Monitoramento do grupo Vera Cruz, que faz contato com o paciente assim que o exame positivo é liberado pelo laboratório e segue com acompanhamento telefônico nos 30º, 60º e 180º dias, quando é aplicado um questionário para avaliar as condições dos pacientes e presença de algum sintoma persistente.

A equipe especializada no atendimento dos pacientes pós-Covid contará, além do médico líder, com as seguintes especialidades: clínica médica; pneumologia; cardiologia; neurologia; dermatologia; otorrinolaringologia; gastroenterologia; reumatologia; psiquiatria, psicologia; fisioterapia; nutrição, entre outros, além de uma estrutura composta por tomografia, ressonância e um ponto de coleta de exames laboratoriais em um mesmo local.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.