Na última sexta-feira (18) e sábado (19), a Quality Global Alliance (QGA) realizou o III Curso de Capacitação para Formação de Avaliadores Internacionais Qmentum no ano de 2022, em São Paulo. Ao todo, 102 profissionais da área da saúde se reuniram, com o intuito de compartilhar conhecimento e habilidades sobre o método de avaliação, visando a promoção de mudanças no sistema de saúde com melhor experiência dos colaboradores e entrega de valor aos clientes e pacientes. Compartilhar. A formação é o primeiro passo para ingressar no Programa de Desenvolvimento de Avaliadores Trainee.
Para André Valadão, diretor assistencial do Hospital Nossa Senhora do Carmo, situado no Rio de Janeiro, o curso foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e avaliar as práticas de qualidade e segurança.
“Esses dois dias foram riquíssimos em termos de conteúdo e palestras com profissionais de altíssimo padrão. Conseguimos absorver muitas informações que podem ser aplicadas de forma prática dentro das instituições”, comentou.
Complementando, o Dr. José Ronaldo Alves, superintendente Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Passos, em Minas Gerais, defendeu que cursos como o da QGA são fundamentais no gerenciamento de risco e atuação frente aos eventos adversos – causa de 2.6 milhões de mortes anualmente em países emergentes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Essa é a importância de cursos como esse. Precisamos treinar profissionais para contribuir com a prevenção de erros e danos evitáveis ao paciente na prestação dos serviços de saúde”, pontuou.
Além dos comentários pontuados pelos participantes, a QGA ressaltou que capacitar pessoas é essencial para garantir que toda a trajetória do paciente, desde a admissão até a alta, seja segura, mitigando danos evitáveis e desperdícios desnecessários.