Hospital São Francisco reúne equipe e pacientes para comemoração de final de ano do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O Núcleo ESTAR de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital São Francisco (HSF) realizou em dezembro um encontro de final de ano com o grupo de pacientes atendidos no hospital, para comemorar os resultados do serviço. Aproximadamente 100 pacientes, entre operados e que ainda estão em preparo, puderam acompanhar apresentação musical da Pastoral da Saúde e palestra com o chefe do serviço, o médico Fernando de Barros.

Frei Isaac Prudêncio abriu a reunião comentando o sucesso alcançado pela equipe e pelos pacientes. “O Programa trouxe bons frutos para o paciente, que teve sua vida transformada com a cirurgia, e para o hospital, que pode cumprir sua missão, que é a de atender com humanização e preocupação todos os enfermos. Esse acolhimento nos faz crescer enquanto seres humanos e enquanto equipe”, declarou o diretor geral do hospital.

Além das lideranças, a reunião contou com a presença de toda a equipe multiprofissional do serviço, que reúne nutricionistas, psicólogas, clínicos, assistentes sociais, endocrinologistas, educador físico e cirurgiões. Durante o encontro, o chefe do Núcleo ESTAR explicou a importância do tratamento multidisciplinar para o paciente obeso, as técnicas utilizadas e a chegada do paciente desde a fila do SUS. O médico também esclareceu as dúvidas dos pacientes. “O encontro foi uma maneira que a gente teve de aproximar e estreitar mais a relação do nosso grupo de paciente com a nossa equipe multiprofissional. Acredito que isso dá engajamento para os pacientes continuarem a jornada no pós-operatório, que faz toda a diferença no resultado do tratamento deles”, afirmou o cirurgião.

Danúbia Azevedo, uma das pacientes já operada, disse estar grata pelo acolhimento recebido no hospital e feliz por ter melhorado sua qualidade de vida. “Quando fiz minha primeira consulta, tive a certeza que estava em um lugar especial, com pessoas especiais. Quando cheguei no São Francisco me senti acolhida, desde a portaria às meninas do administrativo do setor da bariátrica e todos os profissionais da equipe. Me senti muito segura para todo o processo. E hoje sou extremamente grata pela oportunidade. Me sinto cada dia mais feliz e realizada”, declarou.

Para Luciana Moreira, outra paciente que fez a cirurgia, disse que o tempo de espera na fila do SUS valeu a pena: “Foi cansativo, difícil, mas foi muito bom ir para o Hospital São Francisco, porque eu fui muito bem acolhida e abraçada, do pessoal da guarita até a equipe médica. O acompanhamento que a gente tem com o psicólogo, com a nutricionista e as revisões que a gente vai todo mês são muito importantes. E essas reuniões nos ajudam a tirar dúvidas e trocar experiências.”

Para confraternizar e comemorar as vitórias individuais e coletivas do ano, o encontro terminou com um lanche especial para os participantes.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.