Sete em cada dez cargos apresentaram aumento salarial acima da inflação, revela pesquisa

Sete em cada dez cargos apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o Estudo de Remuneração Michael Page 2023, 12 de 15 segmentos (seguros, secretariado, tecnologia da informação, logística, recursos humanos, marketing, jurídico, saúde, financeiro, agro, engenharia e bancário) figuraram entre os contemplados, num período marcado pela leve recuperação da economia e arrefecimento da pandemia. O levantamento revela ganho real salarial em 72% dos cargos avaliados, enquanto 17% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 11% das posições. Dos 903 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram: coordenador de PO (Project Owner) em fintechs com 55,2%; analista sistemas júnior, com 43% de alta e desenvolvedor, com 39% (Tecnologia).

“A economia voltou a se recuperar em 2022, depois de ter colecionado resultados abaixo do esperado em função de dois anos da pandemia. Essa retomada, ajudou na volta da confiança das empresas, gerando mais empregos e renda. O estudo nos traz claramente esse panorama, apontando ganhos reais salariais na grande maioria dos setores que monitoramos constantemente. Em contrapartida, segmentos como vendas, varejo e imobiliários viveram um cenário um pouco mais difícil, mostrando que a recuperação da renda ainda tem um caminho a ser trilhado. Mas o grande aprendizado nesse período é como o trabalho remoto transformou a vida das organizações, trazendo novos desafio aos gestores na atração e retenção de talentos”, explica Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.

Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou no ano passado 20 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.

A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 903 cargos em 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).

12 de 15 setores estão com remunerações em alta  

A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial, segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2023. Estão nesta lista os segmentos engenharia, logística, marketing, agro, tecnologia da informação, jurídico, saúde, financeiro, seguros, bancos e serviços financeiros, recursos humanos, secretariado. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram: imobiliário, varejo e vendas.

Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

Seguros – 100% dos cargos tiveram aumento

Jurídico – 100% dos cargos tiveram aumento

Saúde – 100% dos cargos tiveram aumento

Agro – 100% dos cargos tiveram aumento

Bancário – 94% dos cargos tiveram aumento

RH – 86% dos cargos tiveram aumento

Secretarial – 84% dos cargos tiveram aumento

Logística – 80% dos cargos tiveram aumento

Engenharia – 78% dos cargos tiveram aumento

TI – 68% dos cargos tiveram aumento

Financeiro – 58% dos cargos tiveram aumento

Marketing – 48% dos cargos tiveram aumento

Estável

Imobiliário – 51% dos cargos tiveram aumento

Varejo – 39% dos cargos tiveram aumento

Vendas – 38% dos cargos tiveram aumento

Remuneração na Saúde

O mercado da saúde iniciou o movimento de saída da atuação emergencial em decorrência do Coronavírus, que se consolidará em 2023 com perspectivas ainda melhores para saúde humana, animal, serviços, medical devices e indústria farmacêutica.

Com a entrada de muitas healthtechs, o mercado da saúde tem se desenvolvido muito em tecnologias voltadas para sistemas organizacionais, gestão de Healthcare & Life Sciences pacientes, dispositivos e análises clínicas. A experiência do cliente, a gestão das informações e o ganho de produtividade dentro de operações complexas são temas em alta. O teleatendimento também veio para ficar, abrindo espaço para outros serviços como os laboratoriais em domicílio. No entanto, em 2023, os desafios de recrutamento permanecem os mesmos: garantir mão de obra qualificada em diversas regiões para um país continental e atrair profissionais para localizações específicas, especialmente centros menores.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 100%
Cargos que tiveram estabilidade  
Cargos que tiveram queda  

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

Gerente de Informações de Negócios BI/Efetividade: 20%

Gerente de Assuntos Regulatórios: 19%

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.