Desde o domingo (19) o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) vem colocando à disposição da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e do Ministério da Saúde (MS) 50 tipos de itens, entre insumos, medicamentos e equipamentos, para auxiliar na assistência às vítimas das cidades atingidas pela tragédia do Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Para a SES-SP, foram viabilizados mais de 2 mil itens, como glicose, cloreto de sódio e lidocaína, bem como cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas, cadeiras de banho, robofoot e tipoias da Oficina de Orteses e Próteses do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP. Já para o MS, serão concedidos aproximadamente 180 mil itens, como dipirona, morfina, insulina, diazepam e azitromicina.
“Como órgão público, que oferece assistência pelo SUS, o HC não poderia se furtar a auxiliar as vítimas em um momento como este. Verificamos que tínhamos estoques que poderiam ser disponibilizados sem prejuízo ao atendimento do complexo e atendemos prontamente aos pedidos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde”, ressalta a presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Eloisa Bonfá.