Como proceder para locar equipamentos médico-hospitalares?

A locação de um novo equipamento médico é uma questão que merece bastante atenção. Pela própria natureza do negócio, as empresas de aluguel de equipamentos têm mais agilidade e flexibilidade para atender as necessidades dos hospitais, colaborando para que prestem um serviço de alta qualidade aos pacientes.

Primeiramente é preciso se atentar a previsão de aumento de demanda. O gestor hospitalar, com ajuda do engenheiro clínico, pode antever que sua unidade de saúde precisará de determinado equipamento com certa antecedência, e assim diminuir o risco de uma negociação urgente, com informações incompletas. Com planejamento adequado, é possível alugar o aparelho, que cumpre perfeitamente à demanda do hospital, evitando locações inconscientes e possivelmente mais onerosas, como por exemplo optar por equipamentos mais robustos do que o necessário.

Elaboramos uma lista para ajudar você a ter grande parte destas expectativas atendidas:

Aspectos técnicos do equipamento – A aquisição de um equipamento é um processo integrado, que envolve diversos setores, desde o setor de engenharia até o setor de compras. Por este motivo, podem-se perder algumas informações importantes ao longo do caminho. Para solicitar uma cotação e fechar qualquer contrato de locação, é necessário especificar todas as características que o novo aparelho deve contemplar. Verifique o descritivo do equipamento junto à equipe técnica e clínica do hospital, isso evita transtornos, como troca de modelo, ocasionando atrasos nos atendimentos.

Especificação do local onde será utilizado – É essencial formalizar o endereço da unidade de saúde e setor onde o aparelho será utilizado, pois durante a vigência do contrato, o equipamento deve permanecer no local informado inicialmente – é expressamente proibido realocá-lo voluntariamente. Além disso, é necessário combinar horários e processos para o recebimento, ocultar este tipo de informações ou demorar para assinar o contrato, interferem no prazo de entrega do equipamento.

Transparência em toda a negociação – Valores, vigência, prazos, descontos e condições de pagamentos devem estar documentados de forma clara. O contrato ainda deve ser compartilhado para todos os envolvidos, desde setor de compras até o operacional que vai receber o equipamento.

As recomendações acima podem ajudar você a gerir melhor o seu hospital!

A Clean Medical trabalha com seriedade e busca sempre as melhores tecnologias em equipamentos médico-hospitalares. Conte com a experiência de mais de 10 anos da empresa neste ramo, entre em contato!

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Redação

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