Um estudo inédito realizado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) identificou a importância da valorização da Enfermagem para a melhoria da qualidade da assistência na área da saúde. O trabalho utilizou dados de três hospitais brasileiros, de diferentes regiões e perfis de atendimento, entre janeiro de 2021 e junho de 2022.
O corpo de Enfermagem representa mais de 50% do número de colaboradores nos serviços de saúde, com diferentes atribuições. Por esse motivo, programas de qualificação focados nesses profissionais – ao melhorar o ambiente de trabalho e promover a autonomia das equipes – têm o potencial de promover impacto positivo na segurança do paciente e nos resultados clínicos.
As instituições avaliadas contam com a Certificação por Distinção de Serviços de Enfermagem, desenvolvido pelo IQG. A Certificação por Distinção é um programa que reconhece as práticas de qualidade, cria um roteiro de trabalho em equipe e define com clareza os papeis e as responsabilidades do serviço dentro da organização.
Entre as principais mudanças alcançadas com esse programa, a pesquisa destaca a maior integração da equipe assistencial com a liderança, autonomia do enfermeiro na gestão do setor ou no microssistema em que atua, além do envolvimento técnico na equipe multidisciplinar. Os enfermeiros também relataram que houve um maior reconhecimento profissional, o que trouxe mais empoderamento e realização pessoal.
“Há um reflexo direto no fortalecimento da cultura de segurança e na satisfação no trabalho, rompendo com a tradição de enxergar o serviço de enfermagem como mais um processo e passando a reconhecer as vantagens potenciais de inseri-lo na estratégia”, explica Mara Machado, CEO do IQG.
O artigo que traz os resultados do estudo realizado pelo IQG, intitulado “Serviços de Enfermagem: certificação como diferencial estratégico”, foi publicado no livro eletrônico “Saúde coletiva: Geração de movimentos, estudos e reformas sanitárias 2”, da Atena Editora, uma das principais no Brasil do campo científico.
De autoria de Fabricio dos Santos Cirino, Lucianna Reis Novaes e Michel Matos de Barros, todos avaliadores seniores do IQG, o artigo pode ser acessado na íntegra a partir do link: www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/servicos-de-enfermagem-certificacao-como-diferencial-estrategico.