A dor pode ser regulada pelo sistema imunológico? Novo livro responde a essa pergunta

A dor é uma sensação desconfortável, porém, é um mecanismo de defesa que nos alerta sobre possíveis danos ao nosso corpo, no entanto, quando a dor se torna crônica ou intensa, pode afetar negativamente nossa qualidade de vida, felizmente, existem diversas técnicas para reduzi-la ou até eliminá-la, muitas delas explorando os próprios mecanismos fisiológicos do corpo humano.

São esses processos que buscam o tratamento da dor através dos sistemas do organismo que o novo livro lançado pelo Ortopedista especialista em coluna vertebral, Dr. Luiz Felipe Carvalho em parceria com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu, chamado “Ativação do sistema neuro-imuno-endócrino para tratamento da dor”.

“A dor é um dos maiores desafios que a ciência enfrenta atualmente, entendê-la e controlá-la é fundamental para uma série de procedimentos, por isso, um livro como esse que condensa e analisa uma gama tão grande de conteúdo sobre o assunto é tão importante”, afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

“Nosso objetivo com este livro é explorar os estudos científicos já existentes e correlacioná-los para analisar mais profundamente como nosso Sistema Nervoso Central pode atuar juntamente com nosso Sistema Imunológico e nosso Sistema Endócrino para a modulação da dor”, explica Dr. Fabiano de Abreu.

O livro “Ativação do sistema neuro-imuno-endócrino para tratamento da dor” está disponível na Amazon e Google Books.

AUTORES

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

O Gaúcho possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científico e 15 livros.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.