Entre os dias 15 e 17 de junho, acontece o VIII Combined Meeting, um evento destinado à comunidade médica para discutir as últimas novidades nas áreas de Rinologia, Medicina do Sono, Otoneurologia e Plástica Facial, que são conhecidas como subespecialidades da Otorrinolaringologia. O encontro será realizado na Amcham Brasil Business Center, localizada na Rua da Paz, 1.431 – Chácara Santo Antônio, zona sul, em São Paulo.
Idealizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o evento espera receber mais de 800 médicos e vai reunir mais de 250 palestrantes nacionais e internacionais para compartilhar atualizações relevantes em cada área de especialidade de maneira prática e didática. Estão sendo planejadas atividades como hands-on, além de palestras e mesas-redondas para discussão de casos.
“Estarão presentes convidados nacionais e especialistas internacionais com reconhecimento nas áreas de Rinologia, Cirurgia Plástica da Face, Otoneuro e Medicina do Sono. Eles vão trazer conhecimento e vivência técnica para enriquecer a nossa prática profissional”, informa José Jurado, presidente da ABORL-CCF.
A programação da Rinologia estará dedicada à função olfatória e incluirá curso sobre o assunto, experiências sensoriais, palestras sobre epidemiologia e anatomofisiologia, mesas-redondas com casos reais e discussões clínicas, além de debates sobre a importância do aprofundamento do conhecimento sobre o olfato, diagnóstico de distúrbios olfatórios, tratamento da perda de olfato, práticas de tamponamento nasal e as perspectivas futuras para o tema.
E entre as autoridades internacionais convidadas para aprofundar o assunto, está Eric Holbrook, diretor de Rinologia do Massachusetts Eye and Ear, hospital universitário da Harvard Medical School e professor associado de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da renomada instituição internacional.
Na área de Medicina do Sono, serão realizados painéis sobre o diagnóstico e inovações no tratamento da apneia do sono, além de mesas-redondas com casos clínicos do cotidiano.
No campo na Otoneurologia, os médicos poderão se aperfeiçoar sobre equilíbrio e cognição por meio de palestras e mesas-redondas com uma das abordagens sobre vertigem refratária. Serão realizadas atividades práticas de avaliação cognitiva no idoso com tontura e exame físico em otoneurologia para complementar a experiência do profissional.
Na especialidade de plástica da face, os focos dos estudos serão nos princípios da rinoplastia, cirurgia que remodela e modifica a forma do nariz, sendo possível aumentá-lo, reduzi-lo ou alterar o seu formato, para deixá-lo mais harmônico com relação ao rosto.
Otorrinos e cirurgiões plásticos aprofundarão seus conhecimentos sobre base e ponta nasais, brocas e piezo – um aparelho motorizado que permite que a rinoplastia ultrassônica seja realizada. O evento agrega ainda o segundo Congresso da Sociedade Brasileira de Rinoplastia.
“Vamos discutir as últimas inovações e tendências que nos permitem alcançar resultados cada vez mais precisos e personalizados, levando em consideração as características individuais de cada paciente. Além disso, também abordaremos os princípios da ponta nasal, uma área de grande importância estética e funcional, compartilhando técnicas e abordagens, equilibrando a estética facial com a função respiratória”, explica Jurado.
A rinoplastia está entre os cinco tipos de cirurgia plástica mais populares. O Brasil é o país que mais realizou esse procedimento em 2021, com mais de 78.720 cirurgias, segundo o relatório anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês).
Inscrições: icongresso.aborl.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/23