O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), em apoio à Fundação Pró-Sangue, convida e incentiva a população sobre a importância da doação de sangue, em decorrência da campanha Junho Vermelho. Entre os meses de outono e inverno a taxa de doações diminui até 30% em relação a outros períodos do ano, colocando os estoques de sangue em estado de atenção.
O InCor está no grupo das mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual abastecidas pela Pró-Sangue, que coleta e processa aproximadamente 10 mil bolsas de sangue mensalmente para toda a rede. Além disso, a parceria entre as instituições também resulta em incentivo às doações, quando em abril deste ano, por exemplo, 130 voluntários procuraram a Pró-Sangue para doar diretamente ao InCor.
Atualmente, a Pró-Sangue opera com apenas 46% da sua capacidade de abastecimento. De acordo com a instituição, o sangue O positivo está em situação de emergência, sendo suficiente para menos de um dia caso não tenha coleta desse tipo sanguíneo hoje, operando com 26% do volume necessário; os tipos O negativo, B positivo e negativo, estão em estado crítico, seguindo para atendimento de 1 a 2 dias caso não tenha reposição.
Agende sua doação online, é fácil e rápido. Veja as exigências básicas para ser um doador de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar alimentado;
- Estar descansado: dormir pelo menos 06 horas nas últimas 24 horas antes da doação;
- Verificar se não há impedimento temporário ou definitivo a doação;
- Levar um documento original com foto recente.