Hospital Santa Catarina Paulista completa 118 anos como referência em procedimentos de alta complexidade

Rogério Quintela Pirotto, diretor geral do HSC

No aniversário de 118 anos, o Hospital Santa Catarina – Paulista (HSC) celebra não apenas o passado, mas também o presente e o futuro, mantendo-se firme em seu compromisso de proporcionar cuidado de alta qualidade, seguro e humanizado. Fundada pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina há mais de um século, a instituição mantém o legado da humanização, aliado à tecnologia de ponta e excelência médica, o que a fez ser referência em procedimentos de alta complexidade. Considerado um dos 5 melhores hospitais do Brasil, segundo ranking World’s Best Hospitals 2023 (Newsweek/Statista), o Hospital possui ainda a certificação Joint Commission International (JCI), que é considerada no mercado como um dos mais rigorosos processos de Acreditação em qualidade hospitalar no mundo, que reflete o seu compromisso no atendimento de excelência ao paciente.

“Nosso foco está em proporcionar uma experiência única aos pacientes, aliando inovação e tradição, marca da Instituição que tem como valores a preservação da vida, humanização, dignidade, transparência e sustentabilidade”, afirma Rogério Quintela Pirotto, diretor geral do HSC. Para tanto, a Instituição investe constantemente em melhorias estruturais e em equipamentos de última geração. “Nosso Centro Cirúrgico conta com 18 salas equipadas, inclusive para realização de cirurgias robóticas e minimamente invasivas. Outro diferencial são nossas 5 unidades de terapia intensiva especializadas em cardiologia, neurologia, multidisciplinar, geral e pediatria. Dispomos também de 50 consultórios para o atendimento ambulatorial de mais de 30 especialidades. Além disso, contamos com pronto atendimento adulto, infantil e ortopédico, e um centro de diagnóstico por imagem com tecnologia de ponta”, destaca o executivo.

Um passo importante para a instituição foi a criação recente do Centro de Pesquisa Clínica, conduzido pela Rede Santa Catarina, que tem como propósito fomentar a descoberta de terapias, protocolos e tratamentos e, com isso, compartilhar conhecimento científico de ponta entre as equipes, e dessa forma ampliar o acesso dessas descobertas aos pacientes que utilizam os serviços das unidades de saúde da Rede.

“A pesquisa clínica também traz uma oportunidade muito importante de ampliar o acesso ao cuidado. Fortalece não apenas o nosso compromisso com a excelência, mas também amplia o acesso a terapias inovadoras para nossos pacientes e, claro, chancelam as melhores práticas orientadas à qualidade e ao cuidado seguro no atendimento prestado por nossa instituição, seguindo protocolos muito bem instituídos”, explica a Dra. Christiane Nicoletti, diretora técnica do Hospital.

Nesta longa história, o Hospital Santa Catarina – Paulista procura manter-se sempre atualizado com as últimas tendências do mercado de saúde, tendo como foco o cuidado seguro prestado ao paciente. Neste contexto, inaugurou há cerca de um ano um Centro de Oncologia e Hematologia e um Centro de Infusão em um prédio moderno, localizado fora do ambiente hospitalar, priorizando o conforto dos pacientes e uma jornada mais humanizada.

“Investimentos também na aquisição de aparelhos de última geração de ressonância magnética e tomografia, com alta precisão, para diagnósticos de imagem cada vez mais precisos. E consolidamos nossa atuação em cirurgias robóticas”, conta Silvia Aline Ferreira de Andrade, diretora de operações do HSC. Os números de produção dão uma ideia da dimensão atendida pelo Hospital. Somente em 2023 foram mais de 130 mil consultas ambulatoriais, 21 mil procedimentos cirúrgicos, 692 cirurgias robóticas e mais de 1,8 milhões de exames realizados.

Entre as mais de 30 especialidades médias atendidas, o Hospital Santa Catarina – Paulista tem uma atuação estratégica direcionada atualmente à oncologia, neurologia, cardiologia, ortopedia e pediatria, com tratamentos integrados e equipes multidisciplinares completas. Nestas especialidades, o HSC conta com centros especializados para tratamentos personalizados e completos, principalmente para os casos de alta complexidade que requerem estrutura e profissionais altamente capacitados. “Nossos 352 leitos operacionais, somados às 18 salas do centro cirúrgico, às 5 UTIs dedicadas e à expertise dos nossos profissionais assistenciais garantem todo o suporte necessário ao cuidado seguro, priorizando sempre a melhor experiência possível aos nossos pacientes e acompanhantes”, conclui Pirotto.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.