Quem chega a um pronto-atendimento com alguma emergência precisa de rapidez e empatia. No Pilar Hospital, em Curitiba, mais de 80% dos pacientes são atendidos pelos médicos em até 15 minutos da abertura da ficha. Além disso, mais de 85% recebem a medicação prescrita em até 15 minutos e mais de 90% têm seu desfecho definido em até três horas.
São números que traduzem um trabalho contínuo de cuidado e melhoria da experiência do paciente, afirma o Dr. Ricardo Yamaguchi, diretor técnico-médico da instituição. “Temos como prioridade o atendimento humanizado e eficiente. Isso reflete a experiência do paciente com nosso serviço, independente de ser um problema urgente ou eletivo”, destaca.
Infraestrutura e treinamento
Para garantir esses resultados, o Pilar vem realizando obras e mudanças em sua infraestrutura, sempre pensando na melhor jornada do paciente. Além da agilidade, a humanização é central no processo: “Promovemos a educação continuada de todas as equipes, desde a recepção até os médicos. Assim, garantimos cordialidade e acolhimento em cada etapa, além da interação constante com setores de apoio, como imagem e laboratório, para reduzir ao máximo o tempo de espera quando há necessidade de exames”, explica Yamaguchi.
O fluxo do pronto-atendimento começa ainda na triagem, conduzida por enfermeiros, que classificam de forma objetiva a gravidade da queixa. “Isso permite priorizar pacientes com maior risco ou que necessitem de medicação imediata, como nos protocolos de dor intensa, AVC, sepse ou infarto”, detalha.
Em momentos de maior movimento, admite, pode haver um tempo de espera acima do preconizado — menos de 20% dos casos. Nesses cenários, a comunicação é essencial: “A equipe orienta o paciente sobre o tempo estimado e, caso haja qualquer piora, ele é reavaliado prontamente e pode ser atendido de forma imediata conforme a reclassificação clínica.”
Tecnologia como aliada
Para que as melhorias sejam sustentáveis, o Pilar aposta no uso de dados e tecnologia. “Acompanhamos o volume em tempo real para dimensionar as equipes e responder aos momentos de maior demanda. Além disso, sistemas de prontuário eletrônico e plataformas de monitoramento auxiliam médicos e enfermeiros a oferecer diagnósticos rápidos e assertivos”, afirma.
A infraestrutura tecnológica também contribui para a agilidade diagnóstica. O hospital conta com laboratório equipado com tecnologia de ponta e com o CEDIP, centro de diagnóstico por imagem com equipamentos modernos. “Esses recursos garantem exames de qualidade em menos tempo, reforçando a eficiência e a segurança do atendimento”, completa Yamaguchi.