O Hospital Israelita Albert Einstein acaba de implantar duas salas de telepresença para conectar profissionais, médicos, executivos e conselheiros em reuniões à distância. Orçado em R$ 350 mil, o projeto está localizado na unidade-sede da empresa no Morumbi, em São Paulo (SP), na área VIP do conselho administrativo do complexo.
As salas de telepresença do HIAE, desenvolvidas e implantadas pela Go Ahead, uma das maiores integradores de TI no Brasil, com tecnologia Cisco, permitem realizar chamadas de vídeo conferência do tipo B2B (Business to Business) e também B2C (Business to Consumer) por meio de uma simples interação ao toque de um botão de comando.
A tecnologia possibilita de maneira simples e ágil a conexão de qualquer pessoa que esteja em outra localidade. O acesso é feito por uma página WEB com o sistema de vídeo conferência (WEBRTC). Basta ao usuário utilizar a câmera e o microfone de um computador ou de dispositivos móveis (celular e tablet) com sistemas operacionais Android e iOS.
Uma das proposta com o projeto é reduzir gastos de despesas com transporte e viagens para reuniões presenciais, além de otimizar o tempo de trabalho dos profissionais da instituição. A moderna tecnologia de vídeo conferência moderna coloca a experiência do usuário como o diferencial preponderante na escolha da plataforma.
O projeto também será totalmente integrado com o sistema de telefonia IP corporativa do hospital, baseado em tecnologia Cisco System, bem como preserva o investimento realizado por meio da instalação de servidores lógicos com a virtualização dos softwares no data center existente.
Para Sandro Manzano, diretor da Go Ahead, o projeto permite ainda que a tomada de decisões estratégicas ocorra no menor tempo possível, além de trazer a melhor experiência de usabilidade para os diretores da instituição. “As salas de telepresença agregam ferramentas de áudio, vídeo e imagem, facilitando assim a assimilação das informações transmitidas que não poderiam ser absorvidas com tanta precisão por meio de um telefonema, por exemplo”, comenta.