Em 2017, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo ampliou a ajuda humanitária na cidade, realizando 192 mil atendimentos, como exames de saúde, ensino de primeiros socorros, atividades educativas e recreativas, doação de alimentos e roupas e prevenção de acidentes em comunidades.
A instituição que antes atendia 84 comunidades e instituições passou a beneficiar 116 locais, integrando importantes locais como Comunidade do Vietnã, Jardim Damasceno, Jardim Pantanal e Comunidade Anita Garibaldi. Foram entregues para os parceiros 142,7 toneladas de donativos, dentre roupas, alimentos, calçados, itens de limpeza e de higiene pessoal.
A tradicional Campanha do Agasalho bateu recorde de arrecadação com 20 toneladas de peças, o dobro da meta inicial estabelecida. Os donativos foram entregues para 42.934 pessoas.
O acesso à saúde e aos primeiros socorros também cresceram. Em diversos mutirões de saúde, foram realizados 22 mil atendimentos de aferição de pressão e glicemia, exames de dermatologia e oftalmologia. A instituição também capacitou novos instrutores de primeiros socorros e multiplicou os conhecimentos em empresas, bairros e escolas da capital.
Seguindo a tendência mundial de formar lideranças jovens, a Cruz Vermelha de São Paulo lançou o Embaixadores da Juventude. O projeto tem como objetivo empoderar estudantes de ensino médio e debater assuntos relacionados aos direitos humanos. A iniciativa foi premiada internacionalmente pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Todo o trabalho ao longo do ano foi possível por conta do empenho dos 400 voluntários da instituição. Em 2017, foram contabilizadas 43 mil horas de trabalho voluntário, crescimento de 46% em relação ao ano anterior (29.347 horas).
Cruz Vermelha de São Paulo
Fundada em 1912, a Cruz Vermelha de São Paulo atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária. Com 105 anos de atuação no Estado, a Cruz Vermelha disponibiliza serviços nas áreas de Socorro e Desastre, Primeiros Socorros, Promoção à Saúde, Programas Comunitários, Doações, Juventude e Restabelecimento de Laços Familiares. Em 2017, foram realizados 192 mil atendimentos por meio de ações, projetos e eventos, além de 142 toneladas de doações enviadas a campanhas de ajuda humanitária e instituições apoiadas. Mais informações estão disponíveis em www.cvbsp.org.br ou nos perfis da instituição no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube (/cruzvermelhasp).