O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da SES-GO – Governo de Goiás, inicia nesta segunda-feira (5) capacitações com as equipes de Enfermagem da unidade, para adequação do Checklist do Parto Seguro, delineado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A ferramenta foi concebida para melhorar a qualidade dos cuidados dispensados às mulheres que dão à luz.
Segundo a gerente médica da unidade, Maria Izabela Rios, a adaptação irá acrescentar, ainda mais, no atendimento às gestantes do HEMNSL. “A lista de verificação é muito completa. Assim, desde a triagem, a equipe irá coletar todas as informações necessárias para evitar complicações e reduzir danos para as mães e para os recém-nascidos”, conta Maria Izabela.
A Checklist da OMS consiste em uma série de itens que devem ser obrigatoriamente preenchidos em quatro diferentes momentos, sendo eles na admissão da paciente; antes da expulsão do bebê; logo após o nascimento do filho; e antes da alta médica, a fim de garantir que todas as informações essenciais para a segurança da paciente e do bebê sejam coletadas e, por consequência, a taxa de mortalidade diminua.
Segundo a OMS, em 2013, 289 mil mulheres morreram durante a gravidez, no momento do parto ou após e 2,8 milhões de recém-nascidos morreram nos 28 dias seguintes ao nascimento. Ainda de acordo com a organização, a maioria dessas mortes ocorreu em contextos de baixos rendimentos e poderia ter sido evitada.