Campanha Abril Azul: Confiança nas vacinas

A cada ano a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) intensifica suas campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação. Com diversas fake news em circulação, o número de recusa vacinal aumentou e, por isso, muitas doenças antes erradicadas voltam a preocupar.

O profissional de saúde, especialmente o pediatra, é considerado a principal e mais confiável fonte de informação para as famílias sobre a importância da vacinação. Com a grande disponibilidade de novas vacinas e frequentes mudanças no calendário de imunizações, é fundamental a atualização constante do pediatra.

A SPSP lançou a campanha Abril Azul – Confiança nas vacinas: eu cuido, eu confio, eu vacino com o objetivo de conscientizar o profissional de saúde do seu papel fundamental na manutenção da confiança e credibilidade das vacinas, habilitando-o a enfrentar a questão da hesitação e da recusa vacinal de uma forma ética e segura.

“Infelizmente, estamos presenciando uma queda significativa nos índices de imunização de vacinas que já são utilizadas há décadas e que levaram, com sucesso, à diminuição – e até mesmo erradicação – de casos de doenças infectocontagiosas graves. Dessa forma, está ocorrendo um recrudescimento dessas doenças, em parte pelo isolamento e distanciamento social que dificultou a ida aos locais de vacinação, em parte pelas fake news que tomaram grande vulto em relação à vacina contra a Covid-19 e repercutiram de forma negativa nas outras vacinas. É fundamental que os profissionais de saúde e todos que se preocupam com as crianças e os adolescentes resgatem a importância da vacinação, divulgando e explicando a sua necessidade. Entendemos que a pandemia está arrefecendo, mas precisamos continuar tomando todos os cuidados contra a doença causada pelo novo Coronavírus. E agora, sem dúvida, aumenta a necessidade da vacinação contra a Covid-19 já que outras medidas estão sendo abolidas ou diminuídas”, destaca Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.